terça-feira, 8 de abril de 2014

WINDOWS XP (2001-2014)... R.I.P.


Hoje o Windows XP praticamente está aposentado. A Microsoft desativou definitivamente seus serviços de atualização e proteção contra vírus previstas nos Service Pacs 1 e 2, que eram destinados a essa versão do Windows. Na prática, é como se a Microsoft encerrasse de vez a trajetória do XP, mesmo na condição de versão alternativa do Windows.

Os usuários de computador podem continuar adotando o Windows XP - como eu mesmo - , pelo menos por enquanto, mas é bom nos prepararmos porque muitos dos aplicativos já se encontram incompatíveis para leitura pelo XP.

Atualmente, a Microsoft prefere apostar no Windows 7, lançada há cinco anos atrás e que reconfigurou todo o conteúdo dos aplicativos e outros aspectos que incluem janelas, operações etc. É a partir dele que a empresa de Bill Gates disponibiliza agora seus serviços de atualização, segurança e aperfeiçoamento técnico.

Quem utilizar o Windows XP depende unicamente de programas de proteção contra malwares, spywares e vírus disponíveis na rede. Existem vários gratuitos, como o Avast!, contra vírus. Isso porque a Microsoft não disponibiliza mais serviços de segurança para XP. Com isso, os computadores com o programa ficam mais vulneráveis.

Para quem quer substituir o Windows XP por Windows 7, terá que pagar cerca de R$ 260 por um CD de instalação. O jeito é poupar muito dinheiro ou então se contentar com o XP, com a consciência de que o uso do computador ficará cada vez mais precário e vulnerável.

Nenhum comentário: