sábado, 5 de abril de 2014

CONSTRANGEDOR JUNTAR SMITHS COM É O TCHAN. CONSTRANGEDOR, HUMILHANTE E OFENSIVO


Foi constrangedor, fora de contexto, e certamente humilhante e ofensivo. Um DJ engraçadinho, desses que adotam a "provocação" como um fim em si mesmo, provavelmente alguém que ODEIA os Smiths, incluiu a voz de Morrissey numa ridícula montagem.

Usando a voz de Morrissey em "This Charming Man" - grande música que eu conheci há 30 anos e me fez ser fã da banda e de seus membros solo até hoje - , o DJ Bertazi, talvez o maior morrisseyófobo do Brasil, detonou o cantor juntando à sua voz samples de "Tic, Tic, Tac", da Banda Eva, e "Toing", do É O Tchan.

Depois que, em 1991, o grupo inglês Warlock Pinchers fez a música "Morrissey Rides a Cockhorse", que não deixou grande marca e fez o grupo de pseudo-punk engraçadinho cair no limbo, não houve outra gozação grotesca contra o admirável cantor inglês.

Fico constrangido com isso. Sempre detestei o É O Tchan e já escrevi até texto ridicularizando a Carla Perez. Nunca quis namorar fãs de É O Tchan e ficava até revoltado se alguma delas me paquerasse em algum canto de Salvador.

Além disso, para que juntar um grupo cujo maior sucesso é uma música que defende o estupro com a voz de um cantor que considera o abatimento de animais um crime e compara os açougues ao holocausto nazi-fascista?

Fico pensando no comercial do portal de vendas Bom Negócio, em que o Compadre Washington aparece como um dos chatos - cada comercial aparece um, tem até Supla e Narcisa Tamborindeguy - , no caso com sua cabeça sobre um equipamento de som velho dizendo "Vem, Ordinária". Muito, muito chato.

Pois é. Mão na luva, o Sol nasce às nossas costas. Eu, que ouvia muito Smiths nos meus momentos de tristeza profunda, e que até a música "Ask" passou a ter um tom mais melancólico - já que a cantora participante Kirsty MacColl, amiga do grupo, foi morta em 2000 atropelada por uma lancha - , fico revoltado com a atitude do DJ Bertazi. Não é julgamento moralista, não. É revolta, mesmo.

Fico aqui bastante entristecido. O astral um tanto alegre demais e totalmente imbecilizado do É O Tchan não tem a ver com a melancolia sincera de Morrissey, que nunca aprovaria tal montagem. E vem à tona uma música de sua carreira solo, "Angel, Angel, Down We Go Together", gravada em 1988 no álbum Viva Hate!, que simboliza bem a minha reação ao saber dessa ridícula montagem.

Angel, Angel, Down We Go Together

Letra de Morrissey - Música de Stephen Street

Angel, Angel
Don't take your life tonight
I know they take
And that they take in turn
And they give you nothing real
For yourself in return
But when they've used you
And they've broken you
And they've wasted all your money
And cast your shell aside
And when they've bought you
And they've sold you
And they've billed you for the pleasure
And they've made your parents cry
I will be here
OH, BELIEVE ME
I will be here
...believe me

Angel, don't take your life
Some people have got no pride
They do not understand
The Urgency of life
But I love you more than life
I love you more than life
I love you more than life
I love you more than life.

Anjo, Anjo, Para Baixo Nós Vamos Juntos
Anjo, anjo
Não tire sua vida esta noite
Eu sei que eles tomam
E eles tomam de novo
E não te dão nada
De real em troca
E quando te usam
E te quebram
E desperdiçaram todo o seu dinheiro
E rejeitam sua carcaça
E quando eles te compram
E te vendem
E te faturam por puro prazer
E fazem seus pais chorar
Eu estarei aqui
OH, ACREDITE EM MIM
Eu estarei aqui
... acredite em mim

Anjo, não tire a sua vida
Algumas pessoas não tem orgulho nenhum
Elas não entendem
A urgência da vida
Mas eu te amo mais que à vida
Eu te amo mais que à vida
Eu te amo mais que à vida
Eu te amo mais que à vida.

Nenhum comentário: