terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

GUITARRISTA DO DEVO, BOB CASALE MORRE AOS 61 ANOS POR PROBLEMA CARDÍACO



Triste notícia para os fãs de pós-punk, de tecnopop e muitos skatistas e nerds que curtem a banda Devo. Faleceu ontem, por problemas no coração, o guitarrista Robert Casale, conhecido como Bob Casale, do Devo, aos 61 anos.

Irmão do baixista e segundo vocalista do Devo, Gerald Casale, Bob era também chamado de Bob II porque o irmão do vocalista, guitarrista e tecladista do Devo, Mark Mothersbaugh, também se chama Robert e era conhecido como Bob I. Os quatro eram a formação chave do Devo, que já havia sofrido a morte de um ex-baterista, Alan Myers, no ano passado.

O Devo tem 40 anos de existência. Fazia um tecnopop com levada roqueira new wave e soa como uma resposta punk ao Kraftwerk. Originário de Ohio, o grupo foi formado quando seus membros eram universitários e a partir de seu nome eles apostavam numa tese que parece satírica, mas tem sua profunda seriedade.

Devo, para seus integrantes, se relaciona à "teoria da devolução", em que o progresso tecnológico desenfreado faz com que o ser humano regredisse e se tornasse mais primitivo. A princípio, eles levavam isso como uma piada satírica, mas numa vinda ao Brasil, nos anos 90, Mark Mothersbaugh se surpreendeu com a sociedade na época e viu que a "devolução" era coisa séria.


OS IRMÃOS CASALE (BOB À ESQUERDA), NUMA APRESENTAÇÃO EM ATLANTA, NA GEÓRGIA (EUA), EM 1978, ANO DA HILÁRIA VERSÃO DE "SATISFACTION", DOS ROLLING STONES.

O Devo é conhecido por versões hilárias de "Satisfaction", dos Rolling Stones - com aprovação do próprio Mick Jagger, que teria dançado alegremente ao ouvir a música pela primeira vez - e "Are You Experienced?", de Jimi Hendrix.

Mas também o grupo é conhecido por músicas como "Whip It", "Uncontrolable Urge", "Devo Corporate Anthem" (usada em vinheta da Fluminense FM), "Disco Dancer" (usada em comercial do programa de TV Realce), "Shout", "Here To Go" e "Time Out For Fun" (única música que as rádios comerciais "de rock" têm coragem de tocar).

O Devo segue em atividade, mesmo com a perda de Bob Casale, que também era engenheiro de som. Ficará a saudade das performances de Bob, mas com toda a certeza o irmão deste, Gerald, e Mark conduzirão a banda da melhor forma, até para homenagear o finado companheiro.

Desejamos boa sorte ao Devo nessa trajetória, e nos solidarizamos diante da triste perda, mas desejando muita paz a Bob, lá no mundo espiritual.

Nenhum comentário: