quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

OS 70 ANOS DE KEITH RICHARDS


Meses depois de Mick Jagger, é a vez do outro membro fundador dos Rolling Stones, Keith Richards, completar 70 anos, mantendo sua trajetória como músico, ator e celebridade bastante controversa, mas admirável.

Keith Richards tem o típico espírito de rock'n'roll, tendo até cometido erros sérios e quase perdido a vida com as drogas que consumiu, mas que também o fez ser um músico respeitado e um artista ímpar, que com Mick Jagger produziu muitas das grandes canções da famosa banda inglesa.

Como guitarrista, Keith tem uma performance ágil, mas sem se preocupar com solos homéricos, mas com acordes vigorosos e eventuais solos econômicos dentro da escola do rhythm and blues (o verdadeiro, não o soul pasteurizado que roubou esse nome), sempre valorizando a melodia e a energia roqueira.

Keith quase sempre compartilhou seus acordes com outro guitarrista. No começo, Brian Jones, o membro fundador que faleceu depois de sair da banda em 1969, tinha essa função. Depois, Mick Taylor com seu estilo peculiar de tocar guitarra foi o seu parceiro. Desde 1975, Keith compartilha os acordes de guitarra com Ronnie Wood, ex-integrante do Jeff Beck Group.

Keith também é notável cantor, geralmente tendo uma faixa com ele nos vocais em cada álbum dos Rolling Stones. Neste caso, Mick às vezes aparece como vocalista de apoio, mas não toca instrumento nas faixas cantadas por Keith (Mick Jagger eventualmente toca guitarra, piano, percussão e gaita).

Com o tempo, o vocal de Keith até melhorou, ganhando a rouquidão que cai muito bem no rock de inspiração fortemente blues dos Rolling Stones. Além disso, Keith é bastante carismático e, como o restante da banda, é sempre um gigante nos palcos, lugar onde os Rolling Stones brilham com toda sua experiência.

Os Rolling Stones, pelo jeito, pretendem continuar. E a gente aqui deseja vida longa a todos os seus membros, sobretudo Keith neste dia do seu aniversário, e que ele e Mick Jagger continuem nos presenteando com grandes canções e sua banda nos brinde com ótimas performances.

Que Keith Richards, Mick Jagger e seus parceiros continuem dando uma lição de jovialidade e vigor na sua contribuição para a música rock'n'roll.

Nenhum comentário: