domingo, 1 de dezembro de 2013

DONO DA KISS FM PODE RETOMAR TV EXCELSIOR


A TV Excelsior, emissora de televisão que marcou a década de 1960 e que, mesmo em boa situação financeira, foi lacrada pela ditadura militar pelo simples fato do seu principal dono, Mário Wallace Simonsen, ser aliado de João Goulart e Leonel Brizola, poderá voltar ao ar em breve.

A presidenta Dilma Rousseff deve assinar, daqui a alguns dias - a data ainda não foi acertada - o decreto que anistia a TV Excelsior, anulando a cassação feita em 30 de setembro de 1970 pela ditadura militar, já anos depois de Mário Wallace ter se suicidado, deprimido com o fim da sua companhia aérea Panair e com a perseguição que a ditadura fazia contra ele.

Atualmente, o espólio da TV Excelsior, sob razões ainda não esclarecidas, está nas mãos do empresário paulista Paulo Abreu, dono de várias rádios paulistanas, como Mundial FM e a rádio de rock Kiss FM.

Paulo, no entanto, não conseguiu até agora achar espaços na TV aberta. Ele pensa em entrar no Canal 3. As antigas frequências da Excelsior, como o canal 2 carioca e o canal 9 paulistano, foram preenchidos por outras emissoras, sendo as atuais respectivamente a TV Brasil (educativa) e a Rede TV!.

Para que o decreto seja assinado, será preciso esperar os ajustes técnicos para possibilitar a entrada da Excelsior no Canal 3. Este canal costuma provocar interferência em emissoras vizinhas - canais 2 e 4 - na televisão analógica.

A TV Excelsior foi conhecida por ser a primeira emissora de televisão a adotar uma grade padrão de programação, distribuindo atrações em horários fixos para exibição de filmes, novelas, jornalísticos etc.

A emissora também foi notabilizada pelo sucesso do programa Brasil (Ano Corrente), que a atriz e diretora de teatro Bibi Ferreira lançou na emissora, um programa de auditório que alternava entrevistas com personalidades brasileiras e atrações musicais nacionais. O programa teve quatro temporadas anuais: Brasil 60, Brasil 61, Brasil 62 e Brasil 63, conforme o ano em questão.

A emissora também foi a primeira a testar a televisão a cores, dez anos antes de sua implantação oficial no Brasil. Isso porque, já em 1962, o programa Moacir Franco Show, apresentado pelo famoso ator e cantor, havia sido o primeiro programa usado no teste. Outros programas, como o humorístico-musical Times Square, também foram testados.

Nenhum comentário: