quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O MISTERIOSO IMPASSE SOBRE A RÁDIO CIDADE DO RJ


Depois da saída da Jovem Pan 2 dos 102,9 mhz do Rio de Janeiro, atualmente toca uma emissora só com repertório musical chamada "102,9 FM". A marca Rádio Cidade, segundo algumas fontes, tem tudo para voltar à frequência, mas a situação não é tão simples quanto parece.

No Facebook, discute-se o rumo da frequência de diversas formas, uns com deslumbramento, outros com ceticismo. Há uma turma que julga como "certa" a volta da Rádio Cidade pseudo-roqueira que esteve no ar entre 1995 e 2006 (sendo a partir de 2000 como afiliada da paulista 89 FM) e já fazem apostas que a volta se dará no próximo mês ou no começo de 2014.

Por outro lado, há a turma que anda cética, e entre seus membros vários que prefeririam que a Rádio Cidade voltasse seguindo o perfil pop de 1977 a 1984 de forma atualizada (ou seja, tocando nomes como Daft Punk, Beyoncè Knowles, Pollo, Demi Lovato e Jota Quest). Mas esse pessoal afirma que as chances de voltar o nome "Rádio Cidade" estão cada vez mais remotas.

Os "roqueiros otimistas" chegam mesmo a fazer listas de sugestões de bandas para serem tocadas. Alguns "viajam demais" e pedem bandas mais "difíceis", confiando demais na figura do "radialista-mordomo", aquele que supostamente é receptivo até mesmo às propostas mais inusitadas.

Eles ignoram que, mesmo sob o rótulo "rádio rock", uma rádio comercial como a Rádio Cidade terá sérias limitações de divulgação. Esqueça quem espera que tocarão nomes mais alternativos e "difíceis". Se bem que a desculpa do "rock novinho", eufemismo para quem só quer ouvir o hit-parade do gênero, foi meio deixada de lado pelos "roqueirinhos" pró-Rádio Cidade.

Os mais realistas, porém, afirmam que o nome "Rádio Cidade" não volta mais, que a frequência está aguardando a entrada de uma nova rede - fala-se até mesmo da Rádio Disney, aquela que no Brasil é representada pelo filho do ex-presidente FHC - a qual o Sistema Rádio Cidade de Rádio está receptiva para negociação.

Portanto, nada está fechado ainda, apesar dos "roqueirinhos" estarem com a certeza absoluta da volta de sua radiozinha preferida. Pode ser que ela não volte, apesar das "garantias". Espera-se que não, porque o que a Rádio Cidade fez com a cultura rock foi de uma crueldade que nem as delegacias de polícia são capazes de fazer quando prendem qualquer roqueiro na rua.

Nenhum comentário: