quinta-feira, 13 de junho de 2013

GRANDE MÍDIA PROCURA "SOLTEIRAS" ONDE NÃO HÁ


O que tem em comum as atrizes Michelle Pfeiffer e Grazi Massafera e uma conhecida funqueira tida como "ativista" e famosa pelo corpo siliconado? Todas elas tiveram a suposta "solteirice" atribuída pela imprensa nas últimas semanas, criando uma onda de falsas solteiras difundidas pela imprensa brasileira, seja de forma tendenciosa ou acidental.

Semanas atrás, um texto sobre os 55 anos de Michelle Pfeiffer divulgado por Caras afirmava que um dos motivos dela ser atraente era o suposto fato dela "estar solteira". No entanto, a mídia norte-americana já assegurou que ela mantém sólido o casamento de 20 anos com o diretor, roteirista e produtor David E. Kelley, famoso por ter criado a série Ally McBeal. Caras, no entanto, não corrigiu a informação.

Anteontem foi a vez do colunista Léo Dias, do jornal O Dia, anunciar que Grazi Massafera, estrela da novela Flor do Caribe, da Rede Globo, estaria se separando do marido, Cauã Reymond, com quem vive junto com a filha Sofia. Grazi e Cauã, segundo Léo, estariam "brigando muito" e o colunista, contraditoriamente, havia dito que, apesar da "separação", os dois "continuariam morando juntos".

Já a funqueira, diferente dos outros dois casos, usa sua falsa solteirice como estratégia de marketing. Ela, que afirmou para um blogue que está "solteira e feliz" e que só está "namorando" (sic) o seu filho adolescente, já havia dito num reality show em que participou que apenas interpreta um personagem na sua carreira profissional, e que sua intimidade é diferente do que ela representa diante das câmeras.

A funqueira estaria passando por "solteiríssima" apenas para não frustrar as expectativas dos fãs, porque ela se promove através de uma imagem "sensual", além de um suposto ativismo LGBT. Mas fontes garantem que ela continua casada e que o marido apenas vive longe dela, para não atrapalhar sua carreira. Ou seja, há a personagem funqueira "solteiríssima" e há sua identidade secreta, a de uma mulher muito bem casada.

Indício desse comprometimento está numa moto importada que a funqueira havia adquirido nos EUA e com a qual nunca mais apareceu. A moto teria sido dada ao marido para amenizar os ciúmes dele. Ele teria recebido uma moto importada como indenização diante da encenação muito comum da esposa ser "agarrada" por um "fã" durante suas apresentações.

No caso de Grazi e Cauã, os dois já acionaram um advogado para processar Léo Dias pela falsa informação. Já no caso de Michelle Pfeiffer, aparentemente o caso ficou por isso mesmo, embora se saiba que o casamento da atriz norte-americana com David Kelley está muitíssimo bem.

A grande mídia, que atravessa uma grave crise, há muito desinforma, lança gírias absurdas (como "balada"), difunde valores retrógrados, tem surtos de reacionarismo e difunde uma pseudo-cultura de baixa qualidade. Tinha mesmo que procurar "solteiras" onde não existe, apenas para tentar impressionar os leitores. Mas a realidade passa muito longe dessas lorotas midiáticas, realidade nem sempre agradável, mas verdadeira.

Nenhum comentário: