sexta-feira, 8 de março de 2013

VINÍCIUS DE MORAES É REBAIXADO A "PAI DOS FUNQUEIROS"


Graças a um projeto de Adriana Calcanhoto com o DJ Sani Pitbull, de transformar a poesia de Vinícius de Moraes num "pancadão", o grande poeta brasileiro passou a ser rebaixado a "pai dos funqueiros", em completo desrespeito à sua obra.

Diplomata, poeta, compositor, agitador cultural, presente nos mais diversos acontecimentos culturais do Brasil - ele participou até da fundação do IPHAN! - , tendo sido um dos intelectuais mais importantes do país, ele no entanto passou a ser bajulado de forma leviana.

DJ Sani Pitbull cometeu a besteira de dizer que, só porque Vinícius de Moraes era moderno, ele "seria capaz" de apoiar a aberração chamada "funk carioca". Puro delírio do disc-jóquei que forçou a barra com uma declaração dessas.

E pensar que o título "poetinha" era uma humilhação ao grande Vinícius. E já basta uma duplinha breganeja usurpar o nome dele e do cantor João Bosco (o parceiro de Aldir Blanc), que já é um atentado contra a memória da MPB. E agora vem um DJ dizer de forma cínica que Vinícius é o "precursor dos funqueiros"!

A cultura brasileira merece respeito. Um respeito que figuras como o DJ Sani Pitbull não dá e que nomes como Adriana Calcanhoto embarcam na boa-fé. A MPB nunca ganhará coisa alguma com isso.

Nenhum comentário: