terça-feira, 8 de janeiro de 2013

ASSIM, QUALQUER RÁDIO VIRA "CAMPEÃ DE AUDIÊNCIA"


Um gerente de uma loja de materiais de construção decide sintonizar uma FM com programação tipo "Aemão" no seu estabelecimento. Ele ordena que o recinto todo esteja sintonizado na emissora.

A loja possui cerca de quarenta funcionários, que atendem uma demanda que, no pico, pode ser de até 30mil pessoas por dia. Se levarmos em conta esse número, consta-se que a loja atende 900 mil ou 930 mil pessoas por mês, sendo mais de 1.100.000 por ano.

Isso significa que o local, em todo o mês, tem 40 funcionários e mais de 900 mil pessoas, que tendenciosamente são atribuídas à audiência dessa emissora FM. Vai o Ibope e registra então que a rádio tem "audiência enorme".

No entanto, a audiência real apenas é de responsabilidade de uma única pessoa. mais de 900 mil pessoas são obrigadas a cada mês a ouvir o que uma pessoa sintoniza, e ainda assim são consideradas "ouvintes" dessa rádio.

Assim qualquer rádio vira "campeã de audiência" e qualquer locutor vindo do nada pode ser "Rei do Ibope". Jabaculê puro.

Nenhum comentário: