quinta-feira, 4 de outubro de 2012

PÁGINA DO CNPQ INDICA POSSÍVEL PRESENÇA DE VÍRUS


Quem quiser inscrever-se no Currículo Lattes - padrão acadêmico de currículo idealizado pelo famoso cientista César Lattes - tem um grande problema a enfrentar.

Indo pelo Mozilla Firefox, o linque disponível no portal da Plataforma Lattes para o cadastro do currículo, a exemplo também de outros linques informativos, mostra um aviso que indica conexão não confiável.

Páginas assim aparecem quando o Mozilla denuncia sítios da Internet que tenham presença de vírus. Há inclusive um botão com a frase "Me tire daqui!", que dá indício da gravidade do problema.

Entrei em contato com o setor de atendimento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, apesar da sigla corresponder ao antigo Conselho Nacional de Pesquisa), e o funcionário garantiu que apenas é uma leitura do Mozilla, e que os outros servidores de Internet acessam tranquilamente a página, porque, para ele, aparentemente não há vírus.

No entanto, em tempos em que até o sítio do Governo Federal é invadido por hackers, não dá para ir adiante. Talvez até o correto é o procedimento do Mozilla, já que, indo direto pelos outros servidores - como Google Chrome ou Internet Explorer - , apesar de ir direto para os formulários de inscrição, há um risco dos dados pararem, de repente, nas mãos de algum frequentador de cassinos em Las Vegas ou de algum comprador compulsivo de redes de lojas do Canadá.

Qual internauta vai se inscrever para um currículo acadêmico se de repente ele pode receber uma conta para pagar aquilo que não gastou? Muitos já se sacrificam na busca de títulos acadêmicos para ter o mínimo de qualidade de vida e, de repente, entram em páginas não confiáveis que não se sabe do que realmente se trata.

Se é verdadeiro ou não o risco ou se o Mozilla apenas fez uma leitura de erro de configuração, esse dado não indica que o risco seja realmente nulo ou inexistente. E não dá para confiar entrando numa página sem confiabilidade, o que quer que seja.

Desse modo, muitas pessoas se queixam dessa página, e não se arriscam a ir adiante. E se o internauta trocar o computador caseiro por uma lan house, mesmo assim sofrerá o risco, não no caso de afetar seu computador pessoal, mas de qualquer informação pessoal que colocar no formulário.

Portanto, é melhor o CNPq rever suas páginas informativas, tendo ou não vírus. Se é erro de configuração, melhor seja que haja o reparo necessário.

E, a propósito: também o artigo PDF informando sobre o novo Currículo Lattes é impossível de ser carregado.

Nenhum comentário: