sexta-feira, 8 de junho de 2012

BLOGUES SOFREM CONGELAMENTO DE CONTEÚDO


Um sério problema atinge parte dos blogues hospedados por este servidor, o Blogger, vinculado ao Google.

Vários desses blogues estão com o conteúdo congelado, em dois, três ou mais dias, mesmo estando em plena atividade e constante atualização de conteúdo.

A página de topo e o arquivo de postagens publicadas, colocado geralmente na coluna ao lado da coluna principal (de postagens), se congelam como se cada blogue tivesse parado no texto publicado há um ou mais dias antes.

Blogues como Mingau de Aço, Planeta Laranja, Portal do Busólogo, Revista Que Amamos e outros que são atualizados com frequência, até mesmo com mais de uma postagem por dia, sofrem este problema. Aliás, o Planeta Laranja está até pior, pois o que aparece é tão somente uma página em branco com a mensagem "Service Unavailable - Error 503".

Somente blogues com um ritmo mais moderado de atualizações são poupados dessa "pane". Daí, por exemplo, o texto ser publicado aqui neste blogue, do mesmo servidor.

É certo que o Google andou reformulando vários de seus serviços e recursos técnicos, mas permitir que blogues com intenso ritmo de atualizações sofrem esses transtornos mostra o quanto seus técnicos precisam rever as transformações feitas.

A Microsoft também enfrentou sérios problemas quando fez o Windows Vista, considerado muito lento e pesado em relação aos anteriores Windows 98, Windows 2000 e Windows XP. E seus técnicos tiveram que reavaliar o programa, estudar a resolução dos problemas e reformular até mesmo as mudanças já feitas, implantadas no atual Windows 7.

Esta é uma oportunidade do pessoal do Google fazer o mesmo. Daí este alerta sobre as dificuldades e problemas de suas mudanças técnicas. A edição de textos no Blogger ficou mais lenta e complicada, e até a publicação de fotos carregadas é problemática. Chega-se a levar vinte minutos para colocar numa postagem as fotos carregadas e disponíveis no Picasa.

Espera-se que os problemas sejam resolvidos o mais rápido possível, porque, além dos blogues correrem o risco de perderem credibilidade e afastar muitos futuros seguidores, o próprio Blogger já perde sua credibilidade, na medida em que vários usuários já estão migrando para os concorrentes Wordpress e Tumbir.

É hora da turma do Google se mexer.

Nenhum comentário: