sexta-feira, 4 de maio de 2012

SITE AGENDA CARONA PARA FUNCIONÁRIOS DE EMPRESAS CADASTRADAS


COMENTÁRIO DESTE BLOGUE: Uma boa forma de equilibrar o desejo de ir e vir de automóvel com os limites do tráfego de veículos é a combinação de colegas de trabalho de irem e virem juntos num mesmo automóvel. Isso reduz a circulação de veículos e contribui para evitar o agravamento da poluição e os engarrafamentos que causam atrasos a muitos.

Site agenda carona para funcionários de empresas cadastradas

Por Renato Biazzi - Do Bom Dia Brasil

Pelo menos 7 milhões de brasileiros levam mais de uma hora para chegar no trabalho, todos os dias. Em São Paulo, a situação é ainda pior e vem de lá uma solução que ganhou reconhecimento internacional. É uma ideia que pode ajudar a tirar milhares de carros das ruas.

Um engenheiro de São Paulo criou uma página na internet, onde é possível combinar carona, com colegas de trabalho, por exemplo. E já tem bastante gente usando esse tipo de serviço, que, além de diminuir o congestionamento e a poluição, vai até aliviar o estresse de muita gente. A iniciativa chamou a atenção de especialistas e autoridades internacionais.

Márcia e Cássia chegam e saem juntas da agência de publicidade onde trabalham, em São Paulo. Com as caronas que Márcia dá à colega e vizinha, ficou mais fácil aguentar as manhãs e noites no trânsito. “A gente vai batendo papo, o trânsito é pesado, e acaba que a gente nem percebe. Vai conversando, dando risada”, conta a supervisora de faturamento Márcia Santos.

As duas estão cadastradas em um serviço virtual que estimula e agenda as caronas. Na página na internet, já conseguiram mais uma colega para rachar despesas e dividir histórias no percurso. “Tira um pouco de carro da rua, tira a gente do trânsito. Às vezes, você dá carona. Às vezes, você recebe. Então, você pode ir descansando no dia que você recebe a carona”, revela Márcia.

A ideia de criar o site foi do engenheiro Márcio Nigro. “Eu me sentia pessoa mais improdutiva do mundo. Era uma hora, uma hora e meia no trânsito todos os dias”, justifica.

O serviço reúne motoristas e passageiros de acordo com o bairro em que eles moram e o trajeto que fazem até o trabalho. Assim que colegas descobrem que são vizinhos, é só fazer contato pelo site e combinar a carona. Tudo é feito de uma forma segura para quem dá e recebe a carona, já que só podem participar da comunidade internautas de empresas cadastradas.

“A empresa promove uma ação sem custo nenhum interno, porque não tem custo nenhum pra ela, o funcionário entra em uma ação de carona, também sem custo nenhum, e ele pode dessa forma conhecer pessoas não só da empresa dele, mas de uma empresa vizinha que foi validada pelo mesmo processo que ele foi”, explica o idealizador do serviço.

Há menos de um ano no ar, o site pretende, até o fim de 2012, tirar 250 mil carros das ruas de São Paulo - o equivalente a 5% da frota paulistana de veículos de passeio. Antes mesmo de atingir a meta, esse serviço que estimula a prática da carona já é reconhecido por especialistas e autoridades internacionais, como uma solução inovadora para o trânsito nas metrópoles.

O prêmio de mobilidade urbana será entregue durante a Rio + 20, conferência sobre sustentabilidade que será realizada no Rio de Janeiro mês que vem.

O portal está no ar na internet há mais de um ano e já tem 950 empresas cadastradas, de vários estados, que reúnem cerca de 250 mil funcionários. Só em São Paulo, são 800 empresas. Ou seja, já tem bastante gente circulando de carona por aí.

Nenhum comentário: