segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CONCURSO DA CAIXA PARA NÍVEL MÉDIO TEM PROGRAMA DE NÍVEL SUPERIOR





O concurso para a Caixa Econômica Federal deste ano, para o nível médio, dedicado ao cargo de técnico bancário, apresenta exigências dignas de concurso de nível superior.

Isso mostra o quanto os concursos públicos, fora de nossa realidade social, usam o truque de criar seleções de nível médio com programa de nível universitário só para atrair mais candidatos e arrecadar mais dinheiro nas inscrições.

Diante de uma situação educacional problemática que vivemos, só mesmo a velha visão moralista do estudo pesado para permitir isso. O que se nota, no programa de conhecimentos específicos para o citado cargo, além da sobrecarga de assuntos para um prazo limitado de estudos, os temas se referem claramente à Faculdade de Economia, em muitos pontos.

Mas nem mesmo tendo um padrão educacional de uma Noruega um concurso que se defina como "nível médio" tenha que ter esse conteúdo de nível superior, que o formando de nível médio das classes populares nunca ouviu falar.

O que significa em tudo isso é que, embora o programa seja teoricamente de "nível médio", dá para perceber que os que levarão mais vantagens no concurso para este nível são aqueles que se formaram nas faculdades de Economia.

Em outras palavras, o concurso de "nível médio" da Caixa é outro concurso de nível superior.

Nenhum comentário: