quarta-feira, 8 de junho de 2011

WARNER LANÇA RETROSPECTIVA DO NEW ORDER DIANTE DE IMPASSE COM A BANDA



A gravadora Warner lançou uma coletânea reunindo canções do New Order e da banda antecessora, Joy Division - extinta quando Ian Curtis morreu enforcado em sua casa, em 1980, dias antes do grupo iniciar uma turnê nos EUA - , intitulada Total - From Joy Division to New Order, diante de um impasse entre os três rapazes que conduziram toda a trajetória do grupo, depois de haverem perdido seu parceiro do JD.

Recentemente, o (excelente) baixista Peter Hook havia brigado com os outros dois membros, o guitarrista-tecladista Bernard Sumner e o baterista Stephen Morris. Hook havia deixado o grupo no começo da fase de composições para um novo álbum. Dessa lavra, veio a inédita "Hellbent", presente na coletânea.

Houve rumores que a canção inédita do Joy Division, "Pictures in My Mind", remasterizada de uma demo inacabada de 1977, também estaria na coletânea, estaria na coletânea, mas o que foi revelado foi que a composição estava incluída no repertório do primeiro EP do grupo de Hook, The Light, com Rowetta Satchell, ex-cantora dos Happy Mondays, como vocalista.

Stephen Morris declarou que não costuma apreciar coletâneas, mas ainda assim aceitou o lançamento. Ele afirma que o New Order precisa de pelo menos oito nova canções para "fechar" o novo disco, ainda que a qualidade musical fosse prioridade sobre a quantidade de músicas. Mas a saída de Hook criou um impasse, porque as músicas, segundo o baterista, precisariam de novos elementos, o que seria impossível trabalhá-los sem que os três estejam reunidos para compor.

A relação de Hook com os dois ex-parceiros tornou-se conflituosa. Hook chegou a dizer que o New Order acabou. Sumner e Morris negam. Ambos continuam tocando juntos e houve até anúncio de novo grupo, Bad Lieutennant, que seria o atual New Order, já sem Gillian Gilbert (a tecladista e esposa de Morris, que foi cuidar da filha do casal), substituída por Phil Cunningham, mais alguns baixistas convidados para o lugar de Hook.