segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

BEACH BOYS VOLTAM COM NOVO DISCO E TURNÊ



Resolvidas as desavenças pessoais entre Brian Wilson e o primo Mike Love, os Beach Boys já se juntaram para a turnê comemorativa dos 50 anos e já preparam um novo disco, a ser lançado em abril próximo.

Além dos remanescentes da formação original - Brian, Mike e o amigo Al Jardine - , o grupo conta também com Bruce Johnston e David Marks. Dois membros originais do grupo, os irmãos de Brian, Dennis e Carl Wilson, faleceram respectivamente em 1983 e 1998.

Bruce Johnston, um músico conhecido por vários projetos musicais de guitar instrumental, havia substituído Brian Wilson quando este decidiu largar provisoriamente o grupo para compor o repertório que veio a constituir o álbum Pet Sounds. Já David Marks havia substituído provisoriamente Al Jardine quando este largou o grupo para concluir os estudos.

Antes do retorno, Mike Love trabalhava em parceria com Bruce Johnston e detinha a marca Beach Boys. Brian trabalhava sua carreira solo e tinha Al Jardine como parceiro. Com o retorno, o grupo - também conhecido por suas permutas com os Beatles, já que Pet Sounds, influenciado pelo beatle Rubber Soul, influenciou o também beatle Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - já voltou a excursionar, com vários vídeos recentes no YouTube (não vou botar os linques aqui para estimular o pessoal a garimpar).

Os Beach Boys, a princípio, não eram levados a sério pelo público roqueiro. Grande engano. O grupo sempre teve um repertório simpático e juntava os vocais inspirados pelo doo wop com a instrumental das bandas guitarrísticas da época. E Brian largou o grupo para compor Pet Sounds porque queria se aperfeiçoar como compositor.

E o resultado é uma trajetória respeitável, e comparável aos Beatles. E mostra o quanto a década de 1960 tornou-se rica a partir dessas bandas, que ensinaram à sua geração a possibilidade de acreditar na boa música, na criatividade e no estilo, independente de qualquer expectativa de sucesso.

Afinal, o que realmente é bom acaba fazendo algum sucesso um dia, e permanece como arte em detrimento de muita coisa duvidosa que é badalada no calor do momento, mas com o tempo cai no mais absoluto esquecimento.

Sejam bem vindos em sua volta, Beach Boys!!

Nenhum comentário: