quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SERIADO 'A GRANDE FAMÍLIA' DEVERIA TER IMAGEM DE CINEMA: 'TAPAS E BEIJOS' NÃO



Algo está errado nos seriados da TV Globo. O uso de imagem de cinema, através de uma edição que faz determinadas produções da casa terem imagens de filmes, é até usado de forma arrojada em alguns casos, como na novela Cordel Encantado, o que parece que irá se repetir com a próxima novela das seis, A Vida da Gente. Também foi usado em algumas temporadas do jornalístico Globo Mar.

Mas em certos casos o uso dessa técnica torna-se equivocado. É o caso do seriado Tapas e Beijos, transmitidos às terças-feiras, cujo enredo cairia melhor em imagens de vídeo comuns.

Enquanto isso, na atual temporada do seriado A Grande Família, que já havia utilizado imagem de filme em várias de suas temporadas, carece dessa qualidade logo agora em que a dramaticidade dos episódios mais recentes pede essa técnica.

Por mais divertido que possa parecer Tapas e Beijos, o seriado não se compara a Os Normais. E sua comédia não soaria deslocada se transmitida com a imagem de vídeos comuns.

Por outro lado, a imagem de cinema força muito a barra em Tapas e Beijos, tratado com um preciosismo inexistente. Ainda que fosse a versão longa-metragem do seriado, vá lá. Mas o seriado soaria mais adequado se passasse em imagens de vídeo.

Espera-se que, nas próximas temporadas, possamos ver os episódios de A Grande Família novamente em imagens de filme e de Tapas e Beijos em imagem de vídeo comum. Mas se for ainda nas atuais temporadas, melhor ainda.

Nenhum comentário: