domingo, 10 de julho de 2011

SOGRO DE KATE HUDSON FOI PIONEIRO DO TECNOPOP

Todos conhecem Kate Hudson e sabem que ela é filha da atriz Goldie Hawn. Mas Kate também é namorada do vocalista e guitarrista do Muse, Matt Bellamy, e poucos sabem que o pai dele foi um dos músicos da histórica fase de guitarra instrumental dos idos de 1958-1964.

George Bellamy, que continua vivo e em atividade, foi guitarrista rítmico da banda The Tornados, que a princípio acompanhava o cantor inglês Billy Fury - cantor admirado por Morrissey - e tocava um som mais próximo do rock surfista de então.

Mas, depois, os Tornados, já seguindo trajetória própria, fizeram parceria com o produtor Joe Meek, e passaram a mudar um pouco seu estilo, para os temas instrumentais ligados à tecnologia e à era espacial. Afinal, a corrida espacial entre os EUA e URSS influenciou esteticamente a arte, e, naqueles idos de 1962, até os produtores William Hanna e Joseph Barbera aproveitaram a onda criando os Jetsons.

Pois foi em 1962 que os Tornados gravaram "Telstar", além de "Robot" em 1963 e outras canções, com destaque para o som de órgão, que fazia os solos e puxava as melodias. O som certamente é precursor do tecnopop antes de ser popularizado pelo Kraftwerk e pelas bandas do gênero dos anos 80, como Depeche Mode, New Order e Orchestral Manoeuvres in the Dark.



Nenhum comentário: