quinta-feira, 14 de julho de 2011

KISS FM DE SÃO PAULO COMPLETA 10 ANOS, FALTANDO CHEGAR AO RIO DE JANEIRO



COMENTÁRIO DESTE BLOGUE: O radialismo rock sofre infortúnios diversos que variavam entre o fim de rádios de rock competentes até a diluição do formato rock feita por uma conhecida emissora, hoje fora do dial FM. E a Kiss, prometendo chegar ao Grande Rio, até agora não entrou exatamente no ar, devido a problemas diversos. Aqui em casa, por exemplo, a frequência que deveria ser da Kiss se limita a transmitir simultaneamente "fantasmas" da Beat 98 e da Rádio Globo. Lamentável.

O meu amigo Marcelo Delfino escreveu um texto que vale a pena ler.

Kiss FM de São Paulo completa 10 anos, faltando chegar ao Rio de Janeiro

Por Marcelo Delfino - Blogue Kiss Rio

Hoje é o dia em que a Kiss FM de São Paulo completa 10 anos no ar. Está previsto para amanhã um show de aniversário da rádio numa grande casa de espetáculos, que contará com grandes nomes do rock nacional, como Frejat, Nasi, Roger Moreira, Marcelo Nova e a banda Cachorro Grande. Atualmente operando em 102,1 MHz, a primeira rádio classic rock do Brasil (atualmente aberta a sons mais recentes com "jeito de classic rock") é um fenômeno de audiência e, mais importante, de faturamento. Sepultando de uma vez por todas o velho axioma das Cavalgaduras do Apocalipse, que vivem a repetir que "rock no Brasil não vende".

O Grupo CBS/Mundial, proprietário da franquia, se animou com o (até certo ponto) sucesso inesperado, e transformou a Kiss FM numa azeitada rede, concentrando-se apenas nos mercados com maior Produto Interno Bruto do Brasil. A Kiss FM original se encarregou desde sempre da Grande São Paulo. A Kiss Campinas marca a presença da rede no riquíssimo SP 2, como é conhecido o interior de São Paulo. A Kiss Litoral acrescenta mais cobertura no estado de São Paulo. A Kiss Brasília atinge a capital federal, elevada ao patamar de uma das três cidades com maior PIB do país.

E o Rio de Janeiro nesses dez anos?

O Rio de Janeiro não conta com uma rádio rock decente desde a transformação da segunda encarnação da Fluminense FM em rádio "adulta", que mais tarde virou a atual Band News Fluminense FM 94,9. De modo que surgiu na audiência carioca o sonho de ter a Kiss FM no dial. Para que gente que entende de rock ensine novamente a esta cidade o que é rock de verdade. Coisa que muita gente parece ter desaprendido ou não ter aprendido.

O sonho passou a ser possível a partir do momento em que uma das empresas do grupo CBS/Mundial, a Rádio Sertãozinho (tem esse nome por ter sua primeira rádio na cidade de Sertãozinho, no interior paulista) ter vencido a licitação para instalar uma rádio FM comercial na cidade de São Gonçalo, em 91,9 MHz. O que seria a terceira FM oficial com outorga na cidade, depois da ex-sambista Tropical FM 104,5 (atualmente arrendada pela IURD) e da católica Catedral FM 106,7. A outorga saiu em outubro de 2010. Só que a situação de momento é esta: sabemos que a rádio tem um transmissor operando em São Gonçalo com apenas 300 W, que mal pega na própria cidade. Muitos amigos ouvintes da Kiss FM juram ter sintonizado esse sinal em diversos pontos de Niterói, Baixada Fluminense e em áreas da capital, quase todas no entorno da Baía de Guanabara. Raros são os relatos em outras regiões. Sabemos também que a Kiss tem um projeto de instalar transmissores de 30 kW no Morro do Sumaré, ponto de transmissão das outras rádios gonçalenses (a 104,5 e a Catedral FM). Ao que tudo indica, ou o projeto técnico para o Sumaré não foi apresentado aos órgãos públicos que fiscalizam o setor de radiodifusão ou esses órgãos ainda não autorizaram a instalação desses novos transmissores nem o aumento de potência.

Enquanto isso, o portal oficial da Kiss FM nem considera ainda esse sinal de teste da Kiss FM em São Gonçalo. Só registra a presença das rádios de São Paulo, Campinas, Brasília e litoral paulista. Provavelmente só registrará a filial carioca quando ela se tornar efetivamente carioca e estiver no ar por aqui, pra todo mundo ouvir.

Apesar das dificuldades para se instalar no Rio de Janeiro, este blogue dá os parabéns pelos 10 anos da Kiss FM, possivelmente o mais arrojado projeto de rádio musical da década no Brasil. Fazemos votos de longa vida à rede Kiss FM. E, por favor, cheguem ao Rio de Janeiro! Estamos aguardando.

Quando chegarem, daremos as boas vindas e recolocaremos o nome da cidade no nome do blogue.

Nenhum comentário: