sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ROSANA JATOBÁ: INTELIGÊNCIA E SENSIBILIDADE



Sou coerente. Em relação à grande mídia, não faço o jogo duplo de fazer falsas críticas ao PiG em blogs progressistas e, depois, vou para os blogs da grande mídia fazer altos elogios.

Procuro ver as virtudes da grande mídia, sem deixar de reconhecer seus defeitos. Certamente seu perfil ideológico é deplorável, mas dentro da grande mídia existem exceções louváveis que merecem consideração.

No jornalismo da Rede Globo, minha ex-colega da UFBA, Rosana Jatobá, trabalha como moça do tempo. Mas ela também tem uma atividade paralela, no portal G1, que é seu blog sobre meio ambiente.

Há de se convir. Rosana Jatobá é lindíssima, faz aquele estilo conhecido da baiana sensual, mas ela, independente disso, é inteligente e esforçada. E seus blogs são muito simpáticos.

Com uma linguagem leve, Rosana trata de assuntos sobre meio ambiente sem pedantismo e procurando ser ao mesmo tempo concisa e informativa. Vários temas foram escritos, sobretudo um bem bacana sobre bem-te-vi. Há também sobre Internet, sobre casacos de pele, sobre carne, até mesmo sobre a dúvida sobre se Rosana Jatobá é parente do antigo locutor Luiz Jatobá (não é).

Só entrando para se deliciar nos textos bem escritos da morena. Uma boa lição para as mulheres comuns, que, em vez de se inspirarem em Xuxa Meneghel, Nana Gouveia, Joelma do Calypso, Ivete Sangalo, Solange Gomes, Viviane Araújo e outras celebridades fáceis, deveriam se inspirar em mulheres como minha ex-colega, que une inteligência e sensibilidade serenamente, porque a verdadeira mulher está em busca do conhecimento e de sua evolução como ser humano, como fêmea e como batalhadora em seus vários sentidos.

Nenhum comentário: