sexta-feira, 12 de novembro de 2010

AS DIFERENÇAS ENTRE O KYLOCYCLO E MINGAU DE AÇO



É preciso fazer um esclarecimento acerca dos perfis dos blogs O Kylocyclo e Mingau de Aço.

À primeira vista, parece que os dois falam da mesma coisa. Mas não falam. Os blogs têm afinidades entre si, mas Mingau de Aço é específico sobre assuntos de política, mídia e cultura (estes dois observados dentro do aspecto político).

O Kylocyclo, aos poucos, vai falando menos de política, e voltando a ser o que era o antigo zine de dez anos atrás. Mingau de Aço, agora, é que se dedica aos assuntos políticos que até tempos atrás O Kylocyclo também tratava.

Em um momento ou em outro, os dois blogs se encontram, mas Mingau de Aço é um blog político e, quando fala de assuntos como o brega-popularesco, por exemplo, é porque esses assuntos envolvem relações entre mídia e política. Não vamos esquecer que a ditadura militar, José Sarney, ACM, Collor e FHC ajudaram nas rádios que fizeram crescer essa suposta "cultura popular" que transforma o povo pobre numa multidão domesticada.

Para se ter uma ideia, se aparecer uma novidade relacionada ao conjunto de rock Ira!, quem veiculará uma nota será O Kylocyclo. Por outro lado, se surgir uma nota relacionada aos protestos de entidades ligadas aos movimentos populares, como um que ocorreu contra uma premiação ao presidente colombiano Álvaro Uribe, quem veiculará uma nota será Mingau de Aço.

Alguns casos de grande relevância, como o discurso demagógico de Cabo Anselmo, apareceu nos dois blogs. Quando é algo de muito relevante na História, a publicação torna-se integrada.

Mas é bom deixar claro que O Kylocyclo e Mingau de Aço são blogs diferentes.

Nenhum comentário: