segunda-feira, 30 de agosto de 2010

NÃO VAMOS APOSTAR NO CLIMA DE "JÁ PERDEU, SERRA"



Temos que deixar claros que estamos apenas a um mês das eleições. E já tem gente comemorando a vitória da petista Dilma Rousseff antes da hora, só porque aumentou a vantagem dela sobre o principal rival, o demotucano José Serra, nas pesquisas eleitorais, incluindo a Datafolha, tradicionalmente sectária ao demotucanato.

Sei que há um carnaval fora de época - ou melhor, fora das eleições - , gente em clima de "Já perdeu, Serra", com papéis picados virtuais jogados pela rede, com figura de cachorro morto simbolizando o candidato tucano, com uma série de piadas ou de sarcasmos que parecem crer na derrota definitiva de José Serra.

É animador ver um candidato desses, sem carisma, estar em desvantagem nas pesquisas? Claro que sim. É animador ver um candidato que se demonstrou antipático, cínico, sem programa político consistente, estar em queda nas pesquisas de voto? Sem dúvida!

Mas como a verdadeira pesquisa, a mais autêntica, a mais definitiva e a mais concreta, está no voto eleitoral, é bom que esperemos, antes de mais nada. Antes que comemoremos vitória de fulano, derrota de sicrano, ou vice-versa.

É bom também saber que, no Chile, a então presidente Michelle Bachelet foi considerada a favorita das pesquisas de voto, mas a vitória eleitoral acabou sendo para o empresário Sebastián Piñera, que já mostrou a que veio, entregando a sua emissora de TV aberta para um poderoso grupo empresarial dos EUA. A turma do RCTV da Venezuela deve estar animada, com o exemplo da Chilevisión.

Ninguém quer ser surpreendido se caso José Serra ganhe, não é mesmo? Portanto, antes de comemorarmos a derrota dele, tenhamos cautela e paremos para pensar.

Nenhum comentário: