segunda-feira, 30 de agosto de 2010

GATAS AMBIENTALISTAS



O que são mulheres inteligentes. Recentemente, dois exemplos de belas jornalistas com naturais preocupações ambientais vieram à tona.

Minha ex-colega da UFBA, Rosana Jatobá, hoje na Rede Globo, criou na semana passada um blog sobre meio ambiente. No primeiro texto, ela explicou que sua preocupação ambiental foi estimulada pela experiência com as previsões do tempo nos telejornais. Ela já havia feito uma longa reportagem sobre sustentabilidade e seu blog, no portal G1, será dedicado sobretudo aos problemas enfrentados por todo o planeta, como os relacionados ao efeito estufa.

Já Mariana Ferrão, que chegou a ver pessoalmente um tornado quando estava nos EUA e era repórter da TV Bandeirantes, também está atualmente na TV Globo de São Paulo, fez ontem uma longa reportagem no Fantástico sobre o avanço das águas marinhas no litoral brasileiro. A reportagem mostra graves preocupações, sobretudo em várias praias do país, cuja faixa de areia reduziu e cuja ação do mar já derrubou casas que ficavam à beira.

São dois exemplos de como duas mulheres dedicadas, com notável consciência crítica do mundo em que vivemos, podem fazer em prol da informação. E são duas mulheres lindíssimas, excelentes profissionais, que deveriam servir de exemplo para o país.

Infelizmente, por outro lado, as boazudas, quando o assunto é meio ambiente, se limitam tão somente a ir à praia para mostrar sua "boa forma" (maneira de dizer para seus corpos exagerados), não como as mulheres normalmente fazem e têm direito a fazer, mas como a única coisa que as boazudas sabem fazer e que serve de apelação para a única coisa que elas trabalham na carreira: o corpo.

Cadê a "jornalista" Priscila Pires para dar o seu parecer sobre os riscos do meio ambiente no planeta e pelo derretimento do gelo nas zonas polares? Ela foi curtir suas noitadas (só isso que ela faz) na arena brega-popularesca de Barretos, cuja principal atração é a tortura animal diante de plateias sádicas. Também é inútil Nana Gouveia dizer, infantilmente, "vamos preservar a natureza". Isso é insuficiente.

A cada vez mais mulheres dotadas de inteligência se destacam muito mais que as boazudas que só mostram o corpo. Até porque as mulheres inteligentes são até fisicamente mais atraentes. Mas também são as que ficam mais comprometidas. Mariana Ferrão e Rosana Jatobá são duas mulheres casadas.

Nenhum comentário: