sexta-feira, 27 de agosto de 2010

DISCOGRAFIA DE CHICO BUARQUE ESTÁ À VENDA NAS BANCAS...DO SUL E DE SP



A discografia de 20 CDs do cantor e compositor Chico Buarque, um dos mais polêmicos da Música Popular Brasileira - sobretudo pelos sentimentos de amor e ódio que os ideólogos do brega-popularesco têm pelo compositor - está à venda nas bancas de jornais e revistas...de São Paulo e dos Estados da região Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os CDs vêm acompanhados de livretos contando a história do artista e depoimentos dele e de outros artistas, como Caetano Veloso, Toquinho e a irmã do músico, a cantora Miúcha. Os livretos também incluem informações relacionadas às músicas de cada disco.

O primeiro disco da série é Chico Buarque 1978, que inclui as músicas "Apesar de Você" (dedicada a Emílio Garrastazu Médici), Cálice (cujo título é um trocadilho com a expressão "cale-se") e "Pedaço de Mim". Os volumes serão lançados semanalmente.

Os CDs serão vendidos separadamente, como se fazem com fascículos. Mas é lamentável que sua comercialização se limite tão somente para São Paulo e para o Sul do país, enquanto as demais regiões sofrem uma grande carência da MPB autêntica, que, esnobada pelos ideólogos da música brega-popularesca, é discriminada por eles e praticamente desconhecida do grande público, sobretudo nas áreas pobres do país.

O que é um grande problema que não se resolve com a regravação de sucessos de Chico Buarque por intermédio de duplas breganejas nem por cantores e grupos de sambrega ou cantoras de axé-music. Até porque a qualidade artística nunca será a mesma da excelente música do notável compositor.

Nenhum comentário: