terça-feira, 8 de junho de 2010

TRIBUTO AO FEBEAPÁ


Meu amigo Bruno Melo, com este tópico de Cultura Alternativa, me fez lembrar do Febeapá - Festival de Besteiras que Assola o País - de Stanislaw Ponte Preta, pseudônimo do saudoso Sérgio Porto. Ele se foi, mas as besteiras continuaram rolando e crescendo, crescendo e crescendo, até o povo ter a impressão de que o festival de besteiras é uma sucessão de fatos normais do cotidiano. Aliás, nada mais Febeapá que achar essas besteiras tão naturais.

Aqui estão dez besteiras que certamente Sérgio Porto não viveu para conhecer, mas que certamente deixariam o jornalista, se estivesse vivo e já velhinho, bastante pasmo:

1. Cantor de "pagode mauricinho" não consegue fazer um samba, se limitando a ser um imitador de Luís Miguel com Usher, apenas com alguma batida de pandeiro. Mas ele e seus fãs fazem muita questão de que o tal cantor seja sempre reconhecido como um grande sambista.

2. Político corrupto de Salvador, Bahia, compra emissoras de rádio, ações de TV e jornal com parte das verbas desviadas dos cofres públicos (a outra parte, claro, foi para sua fortuna pessoal). Anos depois, ele passa a ter reputação de "jornalista sério e responsável", até mesmo por pessoas prestigiadas da sociedade civil.

3. O mesmo corrupto baiano, figura tradicional da direita local, passou a ser cortejado por parte dos intelectuais e políticos de esquerda, que ainda estranharam quando foram traídos e espinafrados pelo referido indivíduo.

4. Crítico musical que elogiava as tendências da música cafona fez grande carreira em um famoso jornal direitista de São Paulo. Depois de tal experiência, o crítico musical foi fazer as mesmas lições aprendidas no jornal direitista em veículos da imprensa de esquerda.

5. Garota internauta (sim, garota) reclama de críticas que este blog fez a uma "mulher-fruta" do "funk", e ainda defende o direito da mesma em vender seu corpo para a mídia. Há mulheres que adoram ser tratadas como objetos e pensam que vão vencer na vida assim.

6. Um esperto empresário de eventos fabrica um grupo de porno-pagode e, com seu dinheiro e muito jabaculê, o promove como um dos maiores fenômenos de sucesso do Brasil. A "armação", no entanto, é mais tarde incluída num documentário sobre folclore brasileiro.

7. Musas popularescas costumam ser consideradas as mais desejadas entre os homens. No entanto, quase todas elas reclamam da dificuldade de arrumar um namorado. Por que será?

8. Homens dotados de caráter moral elevado, senso de humor jovial e inteligência refinada são castigados pela probabilidade maior de conquistarem mulheres grotescas, infantilizadas e burras.

9. Homens com mais de 50 anos vivem casamento estável com mulheres bem mais jovens. Mas eles têm medo de rejuvenescerem suas personalidades com elas.

10. Pessoas imbecis se acham mais inteligentes que as pessoas realmente inteligentes.

Nenhum comentário: