sábado, 12 de junho de 2010

BREGA PUBLICITÁRIO


PARANGOLÉ E MC CIDINHO & MC DOCA TIVERAM SUCESSOS USADOS EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

A Música de Cabresto Brasileira empurrou dois mega-sucessos para campanhas publicitárias recentes. Sinal de que os ídolos brega-popularescos, com sua relação fácil com os barões da grande mídia e seus bobos-da-corte, que são os publicitários mais poderosos, nada têm da imagem falsa de "discriminados pela grande mídia".

Pois o sucesso funqueiro "Rap da Felicidade", de MC Cidinho & MC Doca - uma letra tida como "crítica" mas que, analisada profundamente, defende o conformismo do povo pobre, apenas inserindo a população da periferia no usufruto dos bens da sociedade de consumo - , foi usado numa propaganda do governo do Estado do Rio de Janeiro sobre as UPP's (Unidades de Polícia Pacificadora), que pelo jeito foi contestada por alguns dirigentes funqueiros. O "Rap da Felicidade" ganhou até um "arranjo" de violão, puro recurso politicamente correto de tentar legitimar o "funk carioca" como "cultura".

Enquanto isso, o horrendo sucesso "Rebolation", do grupo baiano Parangolé - que o referido autor deste blog foi obrigado a conhecer, por meio da poluição sonora dos vizinhos, pelos sucessos anteriores, sobretudo o ultra-machista "Tapa na Cara", quando na residência do humilde blogueiro em Salvador - , foi adaptado para servir de jingle para a empresa de cartões de crédito Redecard, trocando a expressão "Rebolation" por "Faturation".

E tem gente acreditando que certos fenômenos do brega-popularesco ainda não têm espaço na grande mídia nem se relacionam com os donos do poder...

Nenhum comentário: