quarta-feira, 2 de junho de 2010

APERTEM OS CINTOS: ÁLBUM CONCEITUAL DA LEGIÃO URBANA SUMIU!!



Sumiu das lojas de discos o conceituado álbum As Quatro Estações, que a Legião Urbana lançou em 1989. É, ao mesmo tempo, um álbum divisor de águas, quando a Legião trocava a raiva punk pelas melodias introspectivas, e o mais popular da Legião Urbana, por causa de músicas como "Há Tempos" e "Pais e Filhos", que ultrapassaram os limites do Rock Brasil e garantiram ao grupo brasiliense o reconhecimento dentro da Música Popular Brasileira. É também o primeiro disco da Legião Urbana depois da tumultuada apresentação em Brasília, em 1988.

Não há como encontrar o disco nas lojas especializadas, e mesmo na Internet, salvo exceções, o disco também está fora de catálogo. Para piorar a tragicomédia de erros, há alguns transtornos de deixar os fãs de cabelo em pé:

1) A página da EMI brasileira na Internet está fora do ar, em reconstrução;

2) A ausência do disco nas lojas cariocas é um agravante, tendo sido o vocalista, Renato Russo, natural da cidade do Rio de Janeiro;

3) A gravadora prefere manter em catálogo uma inexpressiva coletânea, Mais do Mesmo, só de material previamente lançado em outros LPs.

Imagine se, nas lojas de discos da Inglaterra, faltasse o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles? Imagine se esse disco não se torna disponível sequer nas lojas de Liverpool?

É muito constrangedor ver que a indústria fonográfica brasileira, tomada de completa miopia, se recusa a manter um disco popular e conceitual em catálogo. É demais num país culturalmente escravizado pela música brega e seus derivados, chegar ao ponto de ver um grande álbum de uma respeitável banda fora de catálogo. Nem sua bela capa, nem as melodias sofisticadas associadas a uma poesia melancólica e existencialista (que, a princípio, causaram estranheza, mas depois mostraram sua beleza ímpar), nada fez com que os "ezecutivos" mantivessem o disco nas lojas.

Há a possibilidade de download na Internet, mas para um disco assim seria melhor comprar a cópia original. Não bastasse um mercado caríssimo, mesquinho, mercantilista, como é a indústria fonográfica brasileira, ocupado no eterno lançamento de CDs e DVDs ao vivo, todo santo ano, dos mesmos medalhões do sambrega, breganejo e axé-music, tornam-se escassas as opções de encontrar discos de qualidade disponíveis.

É bom a EMI recolocar o disco da Legião Urbana nas lojas. Os cantores e grupos de sambrega, as duplas de breganejo, os MC's funqueiros e as "divas" da axé-music passam, apesar de sua persistência obsessiva, mas a boa música, mesmo a de intérpretes já falecidos (Renato Russo nos deixou há quase 15 anos), permanece sempre, a encantar até mesmo as gerações que não conheceram os saudosos artistas em vida.

Um comentário:

Marcelo Delfino disse...

A loja Snake Pit tem uma cópia usada e lacrada em bom estado. Se tiver interessado...

Snake Pit

Av Nossa Senhora de Copacabana, 581 lj 234 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ

Tel (21) 3269-4537 2549-3988

snakepitrock.rj@gmail.com