quinta-feira, 27 de maio de 2010

REVISTA VEJA FEZ PROPAGANDA VISANDO O PÚBLICO JUVENIL



Vendo as publicações da Editora Abril dedicadas ao público jovem, neste mês, nota-se que a revista Veja criou uma propaganda própria para os jovens, para o leitor "do futuro".

Quanta hipocrisia para uma revista que é, mesmo diante de seus parceiros em reacionarismo, a Folha de São Paulo e O Globo, a mais retrógrada publicação da imprensa brasileira, cujas páginas sensatas se resumem tão somente a três: Millôr, Lya Luft e Roberto Pompeu de Toledo (que, sem ser esquerdista, mesmo assim transmite boas ideias em bons textos).

É evidente que essa propaganda dará no mesmo. Nos anos 90, a juventude amestrada por É O Tchan, Chitãozinho & Xororó e Raça Negra, que cultura top models e Estado anoréxicos, que fala "balada" em vez de "festa" e "vida noturna", que acha que futebol substitui a Educação, e que, a serviço de fãs-clubes de ídolos como Alexandre Pires, Belo e Zezé Di Camargo & Luciano, perseguem, com fúria medieval, os blogs que falam mal deles, se deliciava com as páginas de Veja que seus pais assinavam com muito prazer. Hoje só não assumem que adoram Diogo Mainardi tanto quanto adoram Ivete Sangalo porque serão negativamente visados (mas que adoram, adoram).

Felizmente, porém, temos a blogosfera que serve como farol das mentes desamparadas e indefesas, expostas à hipocrisia dessa juventude que é a própria expressão do direitista enrustido. Fingem que falam mal da Rede Globo, mas exaltam seus produtos e até seus ídolos protegidos. Fingem cultuar Che Guevara, mas no fundo estão felizes por ele estar morto há muito tempo. Fingem odiar o imperialismo, mas no fundo estão gratos por tudo o que o imperialismo lhes oferece de bom. Tudo isso em comunidades do Orkut e Facebook, no Twitter, nos fóruns da Internet e até nas violentas mensagens de e-mail que eles enviam.

Isso com o cuidado de não guardarem as edições de Veja em seus quartos, para não expor seu reacionarismo para os visitantes.

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