domingo, 9 de maio de 2010

PARA QUÊ "SERTANEJO UNIVERSITÁRIO"? MELHOR OUVIR THE BYRDS!!



Para que ouvir o tal "sertanejo universitário" se é bem melhor ir direto à fonte, ao verdadeiro som de influência caipira do grupo californiano The Byrds, que há 45 anos lançou seu primeiro sucesso, "Mr. Tambourine Man", uma regravação bem criativa da canção de Bob Dylan?

Eles usavam guitarra elétrica, adotavam postura country, e então eram jovens, tinham a idade dos universitários. E, era evidente que ser universitário não era essa palhaçada de hoje, quando os tais "novos sertanejos" na verdade são um subproduto do ensino neoliberal das universidades particulares, que culturalmente são os verdadeiros "celeiros" desses pseudo-caipiras que usam o rótulo de "universitários" para atrair o consumo de classe média.

Nos anos 60, ser universitário era buscar conhecimentos, promover cultura, se manifestar contra a opressão humana e não compactuar com ela, como fazem os "tão modernos" jovens brasileiros de hoje em dia que, tão zelosos em passar uma imagem de "esquerda" defendendo valores e princípios tão de direita.

Entre um country estereotipado e o folk rock genuíno, prefiro este último, cujos compromissos com a arte são sinceros, espontâneos e criativos.

Nenhum comentário: