sexta-feira, 2 de abril de 2010

O VERDADEIRO SOM UNIVERSITÁRIO - I - ELIS REGINA


Reagindo aos ritmos "universitários" recentemente lançados, iniciamos uma nova série mostrando a verdadeira música universitária brasileira. Para começar, vamos de Elis Regina que, embora não tenha tido formação universitária, conforme a cantora disse numa antiga entrevista, fazia parte do cenário musical universitário, influenciado fortemente pelos Centros Populares de Cultura da UNE.

Aqui vemos ela interpretando "Arrastão", que Edu Lobo compôs sobre um poema feito por Vinícius de Morais.

2 comentários:

Marcelo Pereira disse...

Edu Lobo, um dos autores de "Arrastão" era realmente um representante assumido damúsica universitária da época. Bons tempos aqueles.

Marcelo Delfino disse...

Não é necessário colocar aspas ao se referir aos atuais forró universitário, sertanejo universitário, fânqui universitário, axé universitário, brega universitário, acocha universitário, rebolation universitário ou sei-lá-o-quê universitário. As universidades continuam oferecendo formação para diversas áreas profissionais, mas não oferecem mais preparo para realmente formar lideranças. Vejamos a quantas anda a falta de ética e de profissionalismo entre os líderes deste país, seja na política ou no setor privado, praticamente todos detentores de diplomas universitários. Não adianta só a formação universitária e um diploma, se não se ganha formação humanística nas universidades.

As ditas novas músicas universitárias são reflexo da falta de ética e de humanismo de boa parte dos líderes formados atualmente nas universidades.