sexta-feira, 19 de março de 2010

TERRENO DA REDE GLOBO SERÁ USADO PARA "ESCOLA TÉCNICA"


GOVERNADOR DE SÃO PAULO, JOSÉ SERRA (SEMPRE ELE), ASSINA CONVÊNIO COM AS ORGANIZAÇÕES GLOBO PARA CONSTRUÇÃO DA ETEC

Não bastasse o caso da Escola Estadual Roberto Marinho, agora as Organizações Globo querem utilizar um terreno irregular para a construção de uma escola técnica, como forma de tapear as coisas com algo "útil". Era um terreno, avaliado em R$ 11,5 milhões, que era privativo da família Marinho, e está localizado numa área nobre da cidade de São Paulo, na Rua Doutor Chucri Zaidan, na região do Morumbi. O terreno, que oficialmente pertence ao Estado, havia sido cercado há 11 anos.

Pois agora será construída a tal Escola Técnica Estadual, área de mídia eletrônica, no lugar. O curso irá atender 240 estudantes nos cursos de multimídia e produção de áudio e vídeo. O acordo prevê investimentos da Rede Globo no terreno, no paisagismo e na manutenção, enquanto o funcionamento da escola e os equipamentos ficarão sob responsabilidade do Centro Paula Souza, uma fundação ligada ao governo paulista.

Mas é muito provável que o padrão Rede Globo / O Globo / G1 de qualidade prevaleça no programa educacional da ETEC. O que significa que o padrão ideológico das Organizações Globo será ensinado nos cursos. Sob a aparente vantagem de mais um curso para fortalecer o mercado de trabalho midiático, os alunos aprenderão não somente as técnicas profissionais, mas o tipo de visão "global" que terão que seguir, ou que talvez tenham que "exportar" da Rede Globo para as concorrentes da TV aberta.

Isso é um grande perigo, porque o pretexto das oportunidades profissionais esconde todo um padrão ideológico tendencioso, o que singifica que a mídia golpista pode adestrar novos profissionais. E não somente jornalistas, mas também produtores, roteiristas, documentaristas, locutores, todos a serviço de um projeto ideológico que sabemos é dissonante aos interesses das classes populares.

Um comentário:

Marcelo Delfino disse...

Os paulistas que querem virar profissionais amestrados da grande mídia terão enfim seu centro de treinamento.