terça-feira, 16 de março de 2010

SEU JORGE REBAIXADO A "PISTOLÃO" DE ALEXANDRE PIRES



A MPB autêntica, muitas vezes, é obrigada a prestar vassalagem ao império brega-popularesco, que, aliás, comemora 20 anos junto com a posse de Fernando Collor de Mello, padrinho artístico de Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, Leandro & Leonardo, Só Pra Contrariar (fase Alexandre Pires), Raça Negra, todo o "funk de raiz", Kaoma e outros ícones do esgoto musical brasileiro.

Pois agora o talentoso e esforçado Seu Jorge, elogiado até por David Bowie (que gostou das versões que o carioca gravou das músicas do inglês), um dos poucos nomes da MPB autêntica a penetrar na mídia, tem um péssimo serviço para prestar: vai gravar dueto com o cantor brega Alexandre Pires.

Como todo medalhão do brega-popularesco, Alexandre Pires vive a fase de ora lançar muitos discos ao vivo, ora gravar covers em tributos e duetos em discos de carreira. Pois o pretensioso fundador do Só Pra Contrariar, fortemente influenciado pela breguice de Sullivan & Massadas (cuja comparação com o pupilo destes dois, o cantor José Augusto, chegou a irritar, inexplicavelmente, um internauta reacionário), vai lançar um álbum de estúdio, e aí encaixou o recurso do dueto, rebaixando Seu Jorge a mais um "pistolão" para o ídolo sambrega de Uberlândia.

Lembrando que todas as constatações que aqui se faz de Alexandre Pires não soam ofensivas, nem caluniosas e nem preconceituosas, são constatações baseadas em pesquisas e observações cautelosas, afinal sou jornalista e não estou aqui para babar ovo de quem quer que seja. Se o som do Alexandre Pires soa igual ao José Augusto ou é um cruzamento de Bobby Brown com Alejandro Sanz, a culpa não é minha. Não vou fingir que ele é um "grande sambista" se não ouço samba de verdade na música dele. Sinto muito.

Quem não gostar dos comentários escritos neste blog, caia fora e vá ter o que fazer na sua vida, em vez de espinafrar O Kylocyclo.

Um comentário:

Lucas Rocha disse...

Se o Renato Teixeira já era amigo da dupla Chitãozinho & Xororó e, agora, Seu Jorge virou "empregado" do Alexandre Pires, será que a TITIA Luiza Brunet vai desfilar no próximo São Pauo Fashion Week ao lado da Mulher Melão?