sábado, 6 de março de 2010

PEDANTISMO APELA MAIS DUAS VEZES


GRUPO REVELAÇÃO E A DUPLA BREGANEJA CÉSAR MENOTTI & FABIANO - Dois nomes que agora se autopromovem às custas de repertório alheio.

Dois nomes da Música de Cabresto Brasileira agora apelam para vampirizar o acervo de nossa MPB. Já veteranos, eles começam a apelar para o repertório alheio, naquele esquema da música paralisada de que já falamos.

Os ídolos popularescos não criam algo que preste, e quando passam os dois, três ou, no máximo, cinco sucessos jogados nas rádios, e cinco anos e cinco álbuns depois, eles partem para o pedantismo, se promovendo às custas de repertório alheio, para disfarçar o natural esgotamento de sua mediocridade musical.

O grupo de sambrega Revelação, ou Grupo Revelação, escolheu a música "Sina", de Djavan, para sua nova fase "revisionista". Já a dupla breganeja César Menotti & Fabiano, agora promovida também a "universitária" (no mesmo ponto de vista do antigo CCC da Mackenzie, vale lembrar), escolheu a bela música "Natural", do hoje injustiçado grupo mineiro 14-Bis.

As duas gravações seguem a tendência pedante típica dos sambregas e breganejos. Os sambregas, além de parasitarem o samba autêntico, procuram usar o repertório de Djavan para levar vantagem. Já os breganejos, além de parasitarem a música caipira, se apropriam às custas do repertório do Clube da Esquina.

Uma reportagem do portal R7 com a dupla César Menotti & Fabiano afirmou que o grupo enche de covers nas suas apresentações, certamente para camuflar o péssimo repertório, cujas músicas autorais só são memoráveis para quem é muito fanático (e, por sinal, bastante reacionário).

Infelizmente, Djavan e 14-Bis não serão favorecidos com essas supostas homenagens. Pelo contrário, fora o dinheiro dos direitos autorais, os dois nomes da MPB autêntica continuarão marginalizados pelas rádios. Até porque as rádios tocam, no lugar das canções originais, as terríveis gravações dos ídolos popularescos.

Um comentário:

Lucas Rocha disse...

Se os breganejos parodiam o Clube da Esquina e os sambregas parodiam Djavan, será que a Priscila Pires (ex-participante do nono "Big Brother Brasil") vai se vestir de Brigitte Bardot?