sábado, 27 de março de 2010

PARLAMENTO FRANCÊS QUER COMBATER FRAUDE DO PHOTOSHOP


PAMELA ANDERSON - O Photoshop ainda engana muitos marmanjos...

O parlamento da França lançou um projeto para alertar sobre a fraude do Photoshop para "embelezar" visualmente as modelos do mundo inteiro. O projeto foi criado pela parlamentar Valerie Boyer, para combater a prática usual de maquiagem digital feita pelas revistas e sites para manter a aparência "sempre jovem" e "em forma" das mulheres. Mas a fraude também é usada para retocar imagens de homens, sobretudo em campanhas eleitorais ou mesmo em reportagens na mídia e no colunismo social.

Todo tipo de musa é vulnerável a essa técnica, e mesmo mulheres sofisticadas como Sharon Stone e Liz Hurley, que com suas rugas são naturalmente lindíssimas, tiveram sessões retocadas com Photoshop. Mas até a supergatíssima Jessica Alba, numa campanha da bebida Campari, também recebeu o retoque digital.

Em apoio à iniciativa, a revista Elle francesa publicou uma reportagem com celebridades fotografadas sem o recurso do Photoshop. É uma forma de mostrar as pessoas de forma natural, sem a maquiagem digital.

A fraude do Photoshop foi usada por muitas sessões de revistas como Playboy, além de anúncios publicitários, seja para "rejuvenescer" ou para "emagrecer" ou "redesenhar" fisicamente muitas personalidades. No Brasil, várias musas popularescas associadas ao "funk" e ao porno-pagode teriam "torneado" seus corpos roliços com a técnica do Photoshop, aplicativo da marca Adobe muito famoso, e que o concorrente Corel tem um similar, o Photo Paint.

Mas nos EUA, vemos casos como o da atriz Pamela Anderson, que se tornou bastante feia e envelhecida devido a uma plástica mal-sucedida, se "embelezar" em certas sessões de fotos, mesmo em eventos sociais, graças ao programa Photoshop. O truque engana muita gente, porque Pamela nunca foi grande coisa (eu, por exemplo, sempre achei ela sem graça), está com aparência decadente, mas com o Photoshop há quem diga que ela "continua quente e sexy". Tudo por conta de meros arquivos JPG retocados digitalmente.

Nenhum comentário: