domingo, 28 de março de 2010

ORSON WELLES TERÁ GRAVAÇÃO UTILIZADA EM FILME



O mestre do cinema dos EUA, o ator, locutor e cineasta Orson Welles, terá uma de suas últimas gravações lançada num filme sobre o Natal.

Welles gravou sua voz narrando os contos do livro Christmas Tales (Contos de Natal), de Robert X. Leed, e concluiu meses antes de morrer, em 1985. A gravação foi feita a pedido do escritor, que era amigo do cineasta.

A gravação será utilizada na adaptação cinematográfica do mesmo livro, do mesmo título da obra literária, e que será uma produção que combinará ação real em 3D com animação de computador.

Welles, sabemos bem, havia sido um jovem de ideias bastante ousadas. Narrou a adaptação radiofônica do livro Guerra dos Mundos, de H. G. Wells, em 1938, com um realismo que assustou os estadunidenses. Dirigiu e protagonizou Cidadão Kane, que surpreendeu pela história, dramaticidade e até pelo ousado tema, baseado na vida de um magnata da mídia. Quis fazer um filme no Brasil que fosse o mais fiel possível à nossa realidade, It's All True, que a mercantilista indústria cinematográfica dos EUA (a mesma que produz filmes que, olhem só, são tidos como "alternativos" pelo Telecine Cult) boicotou e fez deixá-lo inacabado. E quis lançar uma linguagem original para o cinema estadunidense, o que fez de Welles um dos grandes criadores do cinema mundial.

Nenhum comentário: