quarta-feira, 3 de março de 2010

ÔNIBUS DE SÃO PAULO SÃO DESVALORIZADOS NA BUSCA DO GOOGLE



A padronização visual e o método tecnocrático de sistema de ônibus, no padrão "chinês" ou "stalinista de mercado" - ou seja, concentração de poder político das prefeituras e concentração de poder econômico e político dos empresários de ônibus, apesar deles perderem a autonomia operacional das linhas, compensada com o aumento de influência deles até no jogo eleitoral - anda desvalorizando os ônibus das cidades envolvidas.

Enquanto os tecnocratas e seus "cães de guarda" - busólogos pelegos - ficam esnobando porque ônibus não é para ser valorizado "pela beleza" ou que a "profissão de busólogo" vai acabar, a desvalorização dos ônibus que eles tanto defendem apresenta provas concretas do seu fracasso.

Pois a busca do Google, cuja primeira página costuma ser cartão de visitas para qualquer palavra-chave, mostra os resultados decepcionantes tanto na expressão "Curitiba" + ônibus quanto na expressão "São Paulo" + ônibus.

Na primeira página da busca, esperaríamos que aparecesse o melhor relacionado a esses assuntos, uma porção de CAIO Mondego de São Paulo, uma porção de Marcopolo Gran Viale de Curitiba, como deveria ser se houvesse valorização real desses sistemas. Pouco importa se esses resultados apareçam aos poucos nas páginas seguintes, pois a primeira página, o cartão de visitas, simplesmente não mostra os resultados esperados.

Em vez disso, se mostra apenas um e outro mondego, além de alguns ônibus rodoviários, outros de páginas sobre carrocerias de ônibus e tem até uma foto com ônibus do Rio de Janeiro.

Portanto, é mais um resultado medíocre sobre ônibus no padrão "curitibano" que os tecnocratas tanto defendem.

Nenhum comentário: