terça-feira, 30 de março de 2010

OLAVO BRUNO FEZ PIOR DO QUE SE IMAGINA


OLAVO BRUNO ATROPELA MPB E CAUSA PROBLEMAS COM XARÁS.

Tivemos um mal entendido. Recebemos mensagem do verdadeiro Olavo que faz divulgação da dupla Ronny & Rangel, desmentindo que seja o tal Olavo Bruno.

Na verdade, o mal entendido se deu por conta da própria postura pedante de Olavo Bruno, sobretudo no portal Movimento Country Brasil, um dos maiores dedicados à dita "música sertaneja". Olavo Bruno, com comentários pedantes sobre os ídolos breganejos, a defender todos esses ídolos, dava a crer, da forma que escrevia, que era especialista ou divulgador, tamanha a pose de "autoridade" que ele forja, sobretudo em outras páginas, quando ele quer promover o breganejo e a música brega em geral através da desmoralização dos grandes cantores da MPB.

E o pior é que a ênfase de Olavo Bruno neste portal se refere às duplas de "sertanejo universitário", que ele defende de forma entusiasmada. No fórum do Movimento Country, sobre um texto criticando a postura anti-rodeios da cantora Rita Lee, Olavo Bruno estava lá desqualificando a ex-mutante e, certamente, defendendo o "ganha pão" do universo breganejo e latifundiário.

Ou seja, na tentativa de defender os ídolos breganejos, Olavo Bruno acabou, mesmo de forma indireta, indo contra os verdadeiros divulgadores de música breganeja. O Olavo Divulgador disse que se chama Olavo Menezes e não conhece qualquer Olavo Bruno que trabalhe em sua empresa, que promove a dupla Ronny & Rangel. E ele mesmo escreveu que nunca fez comentário algum em blogs ou fóruns de Internet.

O problema no entanto é que o pedantismo de Olavo Bruno, e sua pretensa "autoridade" em julgar a música brasileira, enquanto em outros sites chega a falar em patrimônio e fazer críticas à grande mídia, acaba lesando os próprios xarás. Para um cara desses que diz querer que o mestre João Gilberto morra de fome, faz sentido ele escrever textos para confundir.

Mas se ele quer defender o breganejo assim dessa forma irritada, jocosa e pedante, acaba causando o efeito contrário, irritando os outros Olavos que apenas fazem seu trabalho honesto, acidentalmente confundidos com o Olavo Bruno, que certamente acha que divulgar o breganejo é dizer "Vítor & Léo vão mudar o mundo, João Bosco & Vinícius são o máximo, a MPB se rendeu à axé-music, João Gilberto é que não presta, Maria Rita é um lixo, O Kylocyclo e Preserve o Rádio AM são umas bostas etc".

Ou seja, como uma bola de neve, a defesa raivosa da música breganeja por um internauta, estranhamente a partir de um site roqueiro como Mondo Pop, faz com que se criem saias-justas e mal-entendidos. Querendo atropelar tudo e todos, esse Olavo Bruno desaparece, depois de causar estragos. E, se ele imagina que via salvar os breganejos assim, acaba fazendo o contrário.

Agora, ele criou um mal estar até para os verdadeiros divulgadores das duplas breganejas que ele tanto defende.

Nenhum comentário: