sábado, 6 de março de 2010

IMAGINE SE ISSO OCORRESSE NA MÚSICA BRASILEIRA?



Você é um freguês e vai para um restaurante qualquer, o primeiro que você viu, mais barato e acessível. Aí você pede ao garçom um prato de sopa, já que sua fome pede este tipo de prato.

Esperando ansiosamente pela sopa, o que lhe chega à mesa é uma água mal-temperada de caldo de carne fora do prazo e de óleo de soja vencido, com alguns nacos de salsa e coentro. A sopa não tem densidade e, além do mais, uma mosca já acompanhava o prato há tempos. O gosto da sopa é ruim, sem sal, com um leve sabor estranho de cominho estragado, e a mosca nadando de vez em quando na sopa, que foi preparada sem higiene.

O freguês, enojado depois que tentou experimentar a sopa, vai reclamar com o gerente. Deu toda sua queixa à sopa malfeita e infectada. O gerente, irritado, disse que essa sopa foi feita com as condições que o cozinheiro conhecia. "Você é preconceituoso e autoritário", diz o gerente, furioso. "Você quer mandar no nosso cozinheiro? Ele teve origem pobre, mora com a mãe separada e uns treze irmãos. Tinha quinze irmãos, mais dois morreram vítimas da violência, um em casa caso. Você é um grande moralista, e quem é você para reclamar de uma inocente mosca voando na sopa? Você é contra o ecossistema, rapaz?", acrescentou o gerente.

O freguês foi reclamar então com o assessor do restaurante, um jovem formado em Jornalismo. Ele disse que o padrão de fazer sopa é esse mesmo, é a intuição de gente que veio da periferia, e que esse padrão de fazer sopa já começa a ser adotado, em certos horários, nos mais conceituados restaurantes da cidade. E que seria anti-ecológico evitar que alegres mosquinhas nadem nas sopas, afinal esses insetos têm sede e precisam também usufruir dessa deliciosa (sic) sopa. O assessor ainda chamou o freguês de preconceituoso, invocado, despudorado e raivoso.

Substitua "sopa" por "música", "sopa malfeita" por "música de baixa qualidade" e "mosca" por "baixarias", "restaurantes conceituados" por "TVs educativas" e "rádios segmentadas de MPB", "gerente do restaurante" por "crítico musical" e "assessor do restaurante" por "intelectual". Depois, veja o resultado.

Nenhum comentário: