terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PiG TENTA MUDAR O SENTIDO DE CERTAS PALAVRAS


A mídia golpista tem hábitos bizarros. Tenta transformar artificialmente nosso idioma para que nosso nível de compreensão seja neutralizado em benefício do establishment da mídia gorda, que além disso quer que suas gírias privativas sejam faladas por toda a juventude, ou que certas palavras tenham o sentido que a mídia quer.

Sabemos do tal caso da gíria "balada", que, de uma frágil gíria de boates de dance music de São Paulo, foi empurrada pela mídia para ser uma "gíria da juventude", de forma que mais pareceu a gíria do Terceiro Reich, gíria vitalícia, gíria que não queria ser gíria, porque recusava a efemeridade natural das verdadeiras gírias.

Pois não só a longevidade artificial das gírias de proveta é prática do Partido da Imprensa Golpista em seu setor de cultura e entretenimento. A traiçoeira mídia gorda também tenta manipular certas palavras para que assim sejam dissolvidos seus sentidos pejorativos ou de denúncia. Aqui está uma seleção delas, seu sentido real e o sentido trabalhado pela mídia.

MAURICINHO
SENTIDO REAL - Rapaz de boa aparência que adota um comportamento conservador, alienado e por vezes reacionário, esnobe e arrogante.
SENTIDO DO PiG - Rapaz mimado pelos pais, que tem carro do ano e aparelhos domésticos de última geração.

PATRICINHA
SENTIDO REAL - Equivalente feminino ao mauricinho.
SENTIDO DO PiG - Garota que se veste de forma espalhafatosa, geralmente acompanhada de um cachorrinho ou de uma amiga, que é viciada em fazer compras em butiques.

PUNK DE BUTIQUE
SENTIDO REAL - Caricatura comercial e estereotipada dos punks originais, sem a rebeldia natural nem o senso crítico dos punks originais.
SENTIDO DO PiG - Punk quase andrógino que adora desfiles de moda.

BARRAQUEIRO (A)
SENTIDO REAL - Trabalhador que monta barracos para vender seus produtos.
SENTIDO DO PiG - Bagunceiro.

JABACULÊ
SENTIDO REAL - Esquema de propinas que envolve profissionais ou executivos dos meios de comunicação.
SENTIDO DO PiG - Propaganda de algum produto ou empresa no qual está envolvido algum amigo. A palavra também é usada aqui como sinônimo de merchandising.

POLITICAMENTE CORRETO
SENTIDO REAL - Defesa tendenciosa de causas nobres feita por alguém para disfarçar sua alienação ou reacionarismo ou para tirar alguma vantagem pessoal.
SENTIDO DO PiG - Defesa de práticas e hábitos em benefício da preservação ecológica.

ALTERNATIVO
SENTIDO REAL - Pessoa que adota uma atitude de oposição aos valores doestablishment da cultura e do entretenimento.
SENTIDO DO PiG - Rebelde estereotipado, de trejeitos "universitários" que, visualmente, é algo entre um lenhador e um hippie, que gosta de rock pesado e vai a eventos de moda. Ou então é qualquer esquisito que adora boates e desfiles de moda.

NERD
SENTIDO REAL - Jovem de aparência esquisita que já foi humilhado por colegas na escola, é dotado de uma inteligência aguçada e peculiar, e que tem sérias dificuldades de conquistar a mulher desejada para a vida amorosa.
SENTIDO DO PiG - Jovem que sempre usa óculos, passa o tempo inteiro diante do computador, sua obsessão é por discos voadores, Matemática, Física e Química, e só gosta de poppy punk e de qualquer filme de ficção científica.

CIDADANIA
SENTIDO REAL - Profundo conhecimento dos valores sociais e morais, das leis, visão crítica dos problemas e das desigualdades, sociais, de forma a adotar uma visão de mundo consciente dos erros da humanidade e das possíveis formas de resolvê-los.
SENTIDO DO PiG - Mero cumprimento de regras básicas para a normalidade social e política de uma cidade ou região de cidades, como o voto eleitoral e evitar jogar o lixo no chão. A mídia não é tola para permitir que o "povão" tire de letra todos os artigos da Constituição ou das leis existentes em nosso país.

Nenhum comentário: