sábado, 16 de janeiro de 2010

FALHA GEOGRÁFICA


Esta foto foi publicada no blog Vi O Mundo, de Luiz Carlos Azenha, por sugestão de Conceição Oliveira.

Mostra uma gafe da Folha de São Paulo quanto à geografia. A foto dá a crer que o jornal foi fotografado na rotativa de impressão.

A gafe mostra o Estado da Bahia com a cidade de Angra dos Reis creditada no seu território. E, no lugar do Estado do Espírito Santo, há o Estado do Rio de Janeiro.

A "vizinhança" da Bahia com o Rio de Janeiro é uma gafe muito conhecida dos turistas dos EUA, sobretudo nos tempos de Carmen Miranda (1909-1955), durante seu sucesso no país de Tio Sam, na década de 40. Isso se deu por causa de uma má interpretação do fato de ter sido uma cantora carioca (embora nascida em Portugal, Carmen foi criada no Rio de Janeiro e iniciou carreira nesta cidade) que gravou músicas do compositor baiano Dorival Caymmi (1914-2008).

Daí para os estadunidenses acharem que Bahia e Rio de Janeiro eram vizinhos, é um pulo. Se fosse assim, como disse meu irmão Marcelo no blog Planeta Laranja, a mudança de residência de Salvador (onde morei de 1990 até 2008) para Niterói teria sido menos sofrida.

Mas a Folha de São Paulo, um importante jornal brasileiro, compartilhar da burrice de ianques alienados? E creditar Angra dos Reis, cidade do sul fluminense, como se fosse um município baiano? E colocar o Estado do Rio de Janeiro em território capixaba?

Francamente, é a Falha de São Paulo. A Falha da Folha. Mais uma das trapalhadas da mídia gorda, juntando a de Bóris Casoy e da Lúcia Hippolito.

Nenhum comentário: