sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

TOM JOBIM USOU TÊNIS NO PROGRAMA "RODA VIVA"


Atenção, empresários, executivos e profissionais liberais sisudos. Prestem atenção no que está escrito a seguir.

Numa de suas últimas grandes entrevistas, no programa Roda Viva, da TV Cultura, de dezembro de 1993, o músico Tom Jobim, um ano antes de morrer, aparecia no programa usando um par de tênis brancos. Certamente não é para algum tratamento ortopédico, apesar dele já estar no fim de sua vida, mas por amostra natural de jovialidade, até porque Tom veio de uma geração que passou o tempo todo usando os dolorosos mas então obrigatórios sapatos de verniz, cujo status de elegância vai caindo década atrás de década.

A imagem de Tom Jobim usando tênis, num programa de entrevistas dotado de uma certa formalidade, é um balde de água fria na insistência de sisudões cinquentenários de hoje de usar sapatos de verniz até em eventos mais informais. Como exemplificamos nos casos do oftalmologista Almir Ghiaroni e no empresário-publicitário e hoje apresentador Roberto Justus, que consideram Tom Jobim um mito.

Almir Ghiaroni, só para divulgar um romance seu no Programa do Jô, da Rede Globo de televisão, usava um conjunto de terno preto e os impagáveis sapatos de verniz, um traje que seria muito mais adequado para seminários internacionais sobre Oftalmologia que fossem realizados numa rede de hotéis tipo Othon. Todos sabem o quanto informal é o programa de Jô Soares, apesar da roupagem elegante influenciada pelos talk shows da TV americana. E Jô entrevista vários tipos de pessoas, até mesmo pipoqueiro que tenha alguma história interessante para dizer.

Já Roberto Justus usou seus sapatos numa atividade de sinuca. Justus até tentou usar tênis, mas somente em caminhadas na praia ou passeios turísticos, e seu guardarroupa antiquado, naqueles padrões de elegância de 1974, já influi no modo de vestir de sua jovem esposa, Ticiane Pinheiro.

Para uma geração de empresários e profissionais liberais nascidos no período 1954-1955, quando o mundo adulto que Justus e Ghiaroni ainda acreditam foi abalado pela rebelião do rock'n'roll, o mestre Tom Jobim usando um par de tênis soa como um grande puxão de orelha.

Nenhum comentário: