sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

APAGÃO SOCIAL: TAXA DE LUZ REVOLTA CARIOCAS


O amigo Marcelo Delfino colocou este texto no blog Brasil Um País de Tolos, indignado com mais um dos recentes choques de desordem da Prefeitura do Rio e seus parlamentares de apoio.

Trata-se da taxa de luz que os cariocas são obrigados a pagar.

É aquela história: mais taxas, mais tributos, mais dinheiro para pagar. E será que as melhorias serão garantidas? Dificilmente. O Brasil, seja na esfera federal, estadual e municipal, já cobra uma porção de impostos, já tivemos a horrorosa CPMF, e nada é feito de concreto para superarmos dramas antigos. As enchentes nas ruas, os deslizamentos dos morros, os serviços de saúde, a segurança, a educação. Até agora, não vimos melhoras definitivas.

O que tem que haver são políticas sérias que combatam a corrupção, que limitem o enriquecimento e os luxos supérfluos das elites como um todo, que reduzam a miséria e o analfabetismo, que ensinem responsabilidade social para as pessoas - como alertar aos pais a conter o impulso violento de seus filhos já na infância - , que possa promover o equilíbrio social tão caro e tão raro em nosso país.

Mais taxas, não. Já foi provado que aumentar tributos não resolve a vida dos cidadãos. E há quem desvie o dinheiro arrecadado para as fortunas pessoais. José Roberto Arruda que o diga.

Nenhum comentário: