quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Acordo MEC-USAID perdeu de fazer seu CPC


BREGA UNIVERSITÁRIO: Agora tem o brega universitário propriamente dito, com o cantor Dário Jeans, da "Melô do Fusquinha".

Estou convencido de que os artífices do acordo MEC-USAID, que quiseram adaptar o ensino superior para os moldes neoliberais da ditadura militar, perderam uma boa oportunidade de fazer sua resposta ao Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes, naqueles idos de 1965.

Se a ditadura militar tivesse feito seu CPC, já teríamos o horrendo brega universitário que hoje contamina as paradas de sucesso, as rádios e até o YouTube. O poder latifundiário até realizou sua resposta ao CPC, jogando Waldick Soriano, Nelson Ned e outros nas rádios, semeando uma "cultura popular" de moldes conservadores e que hoje, infelizmente, começa a soterrar a MPB autêntica. Mas a medida foi informal e gradual, não constituindo numa versão direitista pra valer dos CPC's da UNE.

Não bastassem os bregas enrustidos, como o "sertanejo universitário", o "pagode universitário" e o "forró-calcinha universitário", como também não bastasse o "arrocha universitário", agora temos o "brega universitário" propriamente dito, através do infame Dário Jeans, e sua "Melô do Fusquinha" (cujo clipe tem direito até a boazuda jeca em posição de "quatro").

Mas, no país cuja juventude foi comprovada até estatisticamente que é conservadora e alienada, e que há universitários que preferem cair na farra a construir um Brasil melhor, tais tolices prevalecem enquanto as autoridades negociam barganhas eleitorais ou enfiam os dólares sujos nas meias e cuecas.

Um comentário:

Marcelo Delfino disse...

Se está provado estatisticamente que a juventude atual é conservadora e alienada, isso bate perfeitamente com a previsão que estou fazendo neste mês inteiro de que José Serra deve vencer a candidata sem graça do ultra-popular Lula. Com a bênção dos universiotários, o ex-presidente da UNE chegará à Presidência da República.

Quanto ao brega propriamente dito, hoje tive o desprazer de ouvir na véspera do Natal a música Meu amigo Charlie Brown (Benito Di Paula) na MPB FM 90,3 (www.mpbfm.com.br).

Um minuto de silêncio, por favor.