quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Decadência do padrão "curitibano" começa em São Paulo


Reportagem do jornal Brasil de Fato mostra o caos do transporte coletivo de São Paulo.

Ele tem todas as caraterísticas do "transporte coletivo de todos os sonhos":

- Sistema integrado;

- Consórcios de empresas;

- Pintura padronizada;

- Algumas linhas em "pool";

- Ônibus articulado;

- Frotas reduzidas compensadas (em tese) por corredores exclusivos.

O que é que faz essas caraterísticas, associadas a um sistema de transporte por ônibus tão "perfeito", causar tanto caos na maior cidade da América Latina?

Sinal de que o modelo "curitibano", que já está saturado em Curitiba - até agora não se evidenciaram os defeitos na capital paranaense, mas já cresce entre as pessoas a ideia de que Curitiba não tem o melhor sistema de ônibus do país - , começa a dar sinais de profundo desgaste e desastre em São Paulo.

Outra prova é que a administração municipal não consegue dar conta da hercúlea missão de administrar consórcios de linhas - na prática, um método misto de controle político mais iniciativa privada - , nem em ideias como o "pool", acabando com o mito de "super-autoridades" que os defensores desse modelo de transporte coletivo tanto afirmam, com pretensa sabedoria.

Essa reportagem de Brasil de Fato é um alerta para o projeto de transporte idealizado pelo prefeito carioca Eduardo Paes, que quer implantar o mesmo padrão de São Paulo no Rio de Janeiro, provavelmente inspirando iniciativas similares pelo resto do Estado.

Além de provocar um grande desastre no transporte coletivo, poderá causar frustração até mesmo nas autoridades estrangeiras que visitarem o Rio em 2014 e 2016.

Abra o olho, Dudu Paes!!!!

2 comentários:

O Kylocyclo disse...

Não sou contra o ônibus articulado, pelo contrário, sou a favor, desde que sejam em linhas que tenham demanda para este tipo de ônibus. O radicalismo da "visão curitibana", não raro, quer pôr articulados sem muito critério, ou então fazem uma supervalorização controlada, o que acaba resultando em vários horários com ônibus vazios demais.

henriquen disse...

Cara, eu vivo em Curitiba. E Curitiba NÃO TEM DE FATO O MELHOR SISTEMA DE TRANSPORTE DO MUNDO.
PAREM DE IMITAR CURITIBA! Vocês estão loucos?!

Sim, articulados vivem absurdamente lotados, são lentos e depreciam com o tempo. A frota precisa ser renovada, sem falar que a integração é imperfeita: os terminais vivem lotados - pouco espaço - além de serem, em grande maíoria, cubículos fechados em que tem uns anóides que insistem em fumar habitualmente...

Enfim, com 1,7 milhões de habitantes já é um caos, calcule com 10! Sério, a melhor saída é investir em metrôs e em integração mais eficientes. Além de linhas adequadamente eficientes - um programa de qualidade iria muito bem, reduzindo os atrasos acerca de ZERO, já seria uma grande ajuda.

Bem, ainda não é ponto, mas um grande amigo meu adoraria ver as pessoas andando de tirolezas... hauhauahuahauhauahuah