sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ANTIGUIDADES NOS ANOS 80 - A Turma do Manda-Chuva


Fiquei constrangido quando soube de meu irmão que um internauta mandou mensagem para o programa Altas Horas afirmando que o desenho da Turma do Manda-Chuva era um "ícone dos anos 80".

Pois eu vi este desenho pela primeira vez na década de 70 e já nessa época ele já era bem antigo.

Produzido entre 1961 e 1962 pela equipe de William Hanna e Joseph Barbera, o desenho se chamava originalmente Top Cat. Os integrantes pareciam inspirados em Os Batutinhas, grupo de moleques do cinema dos anos 1930, se não me engano. Mas as histórias eram ambientadas em Nova Iorque, com o chefe do grupo, um gato amarelo bem malandro, sempre metido a galanteador e a granfino, chamado no Brasil de Manda-Chuva. Na dublagem brasileira, seus amigos eram Batatinha (um filhote de gato, azul, meio ingênuo), Gênio (com jeitão de "intelectual"), Espeto (com jeitão de bancário ou funcionário público, que ganhou sotaque nordestino na dublagem brasileira), Bacana (este mais granfino e galanteador que o chefe) e Chuchu (um gato violeta com suéter branco). Havia também o guarda Belo, que geralmente tinha seu aparelho telefônico usado pelo Manda-Chuva em suas traquinagens.

A dublagem brasileira deu um ar de chanchada no seriado. Feita talvez entre 1962 e 1963, a dublagem, pelos estúdios AIC, de São Paulo, citava até localidades brasileiras no texto, principalmente Brasília. Seu destaque é nosso conhecido ator Lima Duarte ter feito a voz do Manda-Chuva.

Apesar das ótimas histórias, o seriado só teve 34 episódios, o que indica que tenha sido fracassado na sua primeira exibição nas TVs dos EUA. Mas anos depois a Turma do Manda-Chuva virou cult e hoje a série tem uma grande legião de admiradores.

ALGO FOI PRODUZIDO NOS ANOS 80? - A Turma do Manda-Chuva apareceu no longa-metragem que foi piloto da série A Arca do Zé Colméia, em 1972. Somente Manda-Chuva e Batatinha falam, os demais aparecem quietos. No entanto, a turma quase não apareceu na série propriamente dita. Foi produzido um longa-metragem com os gatos em 1976, e Manda-Chuva fez aparições num seriado espacial com Zé Colméia, Dom Pixote e outros personagens da HB Productions.

Há um longa-metragem produzido em 1987 chamado Top Cat and The Beverly Hills Cats ("Manda-Chuva e os Gatos de Beverly Hills"). Manda-Chuva havia aparecido num especial com Zé Colméia (Yogi's Treasure Hunt), lançado em 1985.

No final dos anos 80, foi produzido um seriado de aventuras com o "zoológico" de Hanna-Barbera mais Dick Vigarista e Mutley. O Manda-Chuva apareceu como o chefe dos agentes secretos, aqui desempenhados principalmente por Zé Colméia e seus parceiros. É tudo que se relaciona à Turma do Manda-Chuva nos anos 80.

Houve também aparições em algumas séries animadas dos anos 90.

Nenhum comentário: