sexta-feira, 30 de outubro de 2009

MPB DEIXADA PARA TRÁS


No cartaz publicitário de uma das principais redes de supermercados do Rio de Janeiro, aparecem quatro cantores cujo posicionamento sugere uma linguagem que dê prioridade aos ídolos popularescos.

São quatro cantores, posicionados da esquerda para a direita: a Garota Gigantinha (cantora de axé-music baiana, apesar de nascida em São Gonçalo-RJ), os breganejos Leonardo e Daniel, e o sambista Zeca Pagodinho.

Destes, Zeca Pagodinho é o único que realmente representa a MPB autêntica. Os demais são expoentes do brega-popularesco que nada têm a ver com a verdadeira MPB, apesar do pretensiosismo.

Nota-se que, no cartaz, publicado em outdoors, encartes de jornais e transdoors, Zeca Pagodinho é posicionado para trás, como se fosse o "nome menor" entre os quatro citados. O que mostra o quanto os verdadeiros artistas da Música Popular Brasileira autêntica, mesmo com algum espaço na mídia, são sempre deixados em planos subalternos.

Não é preciso dizer que os empresários de redes de supermercados estão entre os maiores patrocinadores da Música de Cabresto Brasileira.

Nenhum comentário: