quinta-feira, 22 de outubro de 2009

JACK KEROUAC


Outro nome cujo falecimento foi lembrado ontem foi o do escritor norte-americano Jack Kerouac. São 40 anos de sua morte, ocorrida aos 47 anos. Kerouac foi o principal escritor da geração beat e sua vida e suas obras - que em si já tinham um sabor autobiográfico, com personagens de seu círculo social camuflados em pseudônimos - influenciaram todo o estado de espírito juvenil dos anos 50 e 60, embora essa mentalidade libertária, na verdade, Kerouac pegou da vida movimentada dos jovens de 1947-1949.

On The Road, seu maior livro, e que durante décadas se reduziu a uma versão "família" lançada em 1957 nos EUA, é um típico relato dessa experiência, desse estado de espírito. Recentemente foi lançada a versão manuscrita, a que Kerouac finalizou em 1949 e que a quase todas as editoras rejeitaram. Foi aliás a editora que topou publicar o livro que cortou as partes "escandalosas" e "picantes" da obra original. Mesmo assim, deu para assimilar o libertário estado de espírito beatnik de Jack Kerouac, afinal não dava para descaraterizar a obra, porque o público sairia estranhando e o livro seria um grande fracasso e uma fraude mais escandalosa que as partes cortadas do livro.

Apesar do sucesso do livro, Kerouac continuava amargurado. De personalidade difícil, ele não gostava das pressões sobre sua obra, que o sucesso de On The Road causava. Ele lançou vários outros livros, que não tiveram o mesmo sucesso do famoso livro.

A editora gaúcha L&PM é responsável pela publicação da obra de Kerouac no Brasil.

Um comentário:

Marcelo Delfino disse...

Há de se anotar os livros de Kerouac que podem ser encontrados nas livrarias brasileiras:

Big Sur
Cidade pequena, cidade grande
Diários de Jack Kerouac
Geração Beat
O livro dos sonhos
On the road – Pé na estrada
On the Road – o manuscrito original
Os subterrâneos
Tristessa
Os vagabundos iluminados
Viajante solitário
Visões de Cody

Há ainda a biografia Kerouac – Yves Buin – Coleção L&PM POCKET Biografias, e o livro Geração Beat – Claudio Willer – Coleção L&PM POCKET Encyclopaedia, que fala de toda a geração.

Estão na fila para serem publicados no Brasil estes livros de Kerouac: Desolation Angels Pic, Wake up: a life of the Buddha, Satori em Paris, Visions of Gerard, e o inédito The sea is my brother¸ primeiro livro do autor, escrito nos anos em que Kerouac esteve na Marinha Mercante.