sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ANTIGUIDADES NOS ANOS 80 - O Gato Félix


No revival recente dos anos 80 - que fez a geração pós-78 se relembrar da década de sua infância, a mesma que era condenada ao esquecimento nos anos 90 - , virou mania atribuir como "anos 80" toda uma gororoba de dados e referências que apenas apareciam na televisão da década oitentista. Muito do que era associado aos anos 80 na verdade era coisa bem mais antiga, mas como passava na televisão na época, a petizada de então, nos dias atuais, passou a considerar tudo que lhes era antigo como "anos 80". Se aparecesse o Ford 1928 na TV em 1985, ele seria também considerado "ícone dos anos 80".

Com isso, vieram subprodutos como o evento Festa Ploc e o livro Almanaque Anos 80 da Ediouro, pouco recomendável para quem quer realmente entender os anos 80 (breve eu darei uma bibliografia básica sobre a década).

Para esclarecer os equívocos, é lançada aqui a série ANTIGUIDADES NOS ANOS 80. Prestem muita atenção na palavra NOS, e não DOS, porque são coisas que eram antigas já nos anos 80, portanto, são antiguidades nos anos 80. O primeiro ítem é o Gato Félix, que uma integrante do Orkut insistiu em manter citado na apresentação de sua comunidade sobre os Anos 80.

GATO FÉLIX TEM 90 ANOS

O personagem Gato Félix (Felix The Cat) foi criado nos estúdios de Pat Sullivan, em 1919. Era ainda a época do cinema mudo, os filmes sonoros não passavam ainda de experimentações científicas. Félix foi o mais popular daquela época, com suas histórias surreais e cômicas, e ganhou séries animadas já na fase sonora, nos anos 30. Mas nessa época sua popularidade já havia sido ofuscada com a chegada de Mickey Mouse, de Walt Disney.

Em 1953, Joe Oriolo, ligado à Harvey Communications - que produziu desenhos de Gasparzinho, Popeye e Luluzinha - produziu uma nova série, desta vez aventuras em que Félix se dispõe de uma bolsa mágica, elemento criado por Oriolo. Essa série durou até o início dos anos 60, e os desenhos de Gato Félix que apareceram na televisão dos anos 80 correspondem às temporadas de 1958 a 1960, com dublagem brasileira produzida nos anos 70 pelos estúdios Herbert Richers. Episódios foram redublados nos anos 90.

ALGO FOI PRODUZIDO NOS ANOS 80? - O Gato Félix não teve desenhos animados produzidos nos anos 80. Só no final dos anos 90 episódios mais atuais do Gato Félix, que retornavam à estética e à temática surreal dos antigos desenhos, passaram a ser produzidos.

Nenhum comentário: