sábado, 24 de outubro de 2009

ANTIGUIDADES NOS ANOS 80 - AGENTE 86


Na televisão brasileira dos anos 80, um seriado foi transmitido e cujo nome certamente confundiu muitos garotões de hoje, que atribuíram a produção à referida década.

Pois Agente 86 não era uma série dos anos 80, mas dos anos 60, mais precisamente entre 1965 e 1970. É uma paródia dos filmes de espionagem, cujo personagem principal se chamava Maxwell Smart (vivido por Dom Adams, falecido em 2005). Por isso o título original do filme alude a este agente e faz um trocadilho com a frase "Get Smart" ("Fique esperto"). Smart se comunicava com o chefe da agência C.O.N.T.R.O.L.E. através de um sapato-fone. Ele tinha ainda uma namorada, depois esposa, chamada Agente 99 (vivida por Barbara Feldon, ex-modelo). A agência C.O.N.T.R.O.L.E. era comandada pelo "Chefe" (vivido por Edward Platt, falecido em 1974), cuja missão era combater as atividades da K.A.O.S., uma organização criminosa. O seriado teve como um de seus criadores o comediante Mel Brooks.

A série fez muito sucesso na TV americana da época, mas com o tempo a série se desgastou. No entanto, suas reprises se tornaram bastante cultuadas. Eu assisti a esta série pela primeira vez na infância, lá pelos idos de 1974 e 1975. Portanto, antes dos anos 80.

ALGO FOI PRODUZIDO NOS ANOS 80? - Sim. Um filme de 1980, intitulado The Nude Bomb, e um telefilme de 1989 foram produzidos. Uma nova fase da série, com Don Adams e Barbara Feldon mais o comediante e ex-apresentador da MTV, Andy Dick, tentou ser produzida em 1995, tendo poucos episódios, que chegaram a ser exibidos na TV brasileira. Em 2007, dois anos após o falecimento de Don Adams, foi feita um longa baseado na série, com Steve Carell (do seriado The Office) como Smart e Anne Hathaway como 99, além de Alan Arkin (que participou do filme O que é Isso, Companheiro? como o embaixador sequestrado Charles Elbrick) como o "Chefe".

Nenhum comentário: