segunda-feira, 14 de setembro de 2009

MARIA COITADA


Nos últimos anos, é assim. Moças mais ou menos com mais de 25 anos, de uma personalidade bem piegas, excessivamente românticas, meio tolas, sonham com os maiores ídolos popularescos, de Fábio Jr. ao feioso Márcio Victor do Psirico, passando geralmente por Alexandre Pires, Zezé Di Camargo, Bell Marques, Belo, os caras do Exaltasamba, Bruno & Marrone, Leonardo, Daniel, Xanddy do Harmonia do Samba e até mesmo Latino.

Quando pinta a chance de ouro de ir aos eventos onde tais ídolos estão, e onde elas são capazes de encontrar pretendentes que se aproximem do perfil dos ditos cujos, eis que elas voltam de mãos abanando, recusando qualquer assédio de pretendentes, e se limitando a ir a vaquejadas, eventos juninos, exposições rurais etc para comer bolo de fubá ou dançar forró-brega com as amigas ou com os irmãos mais novos.

No entanto, quando elas estão no Orkut, e vêem algum nerd escrevendo, numa comunidade de namoro, que procura mulheres decentes, carinhosas, fiéis e que gostassem dele, essas moças são as primeiras a assediá-lo, até com certa insistência e sem o menor receio de "pagar mico", seja enchendo mensagens de figurinhas coloridas, ou derramando na pieguice. "Você é muito mais lindo que Tom Cruise e é o cara mais charmoso do universo!!", exageram essas moças. Até porque como o nerd pode ser considerado charmoso, se geralmente ele usa camiseta de marca furreca e bermudão e, quando se dispõe a fazer MSN com uma dessas moças (até para conhecer a "peça"), além da camiseta ele usa um bermudão vagabundo, provavelmente sujo da punheta que o nerd fez com o vídeo da Michelle Loreto dando previsões do tempo no Bom Dia Brasil.

Essas mulheres são as MARIAS COITADAS. Moças que tem um estilo de vida cafona, acredita em valores cafonas, tem ídolos cafonas e sonhos completamente cafonas. Mas se recusam a ter pretendentes cafonas, sendo capazes de assediar até homens com pinta de skinhead que tenham hábitos mais modestos, como lanchar Trakinas com Tanjal no sábado à noite, colecionar carrinhos de brinquedo ou simplesmente morar com a mãe e a irmã caçula.

O que faz as Marias Coitadas se comportarem assim é um grande mistério. Provavelmente porque essas moças, viciadas em TV aberta, assistem, passivas, a programas policialescos que botam ninharia nas mentes dessas moças. É cantor brega envolvido em briga de trânsito, jogador de futebol que mata ex-mulher que apenas pediu autógrafo a outro jogador, pagodeiro que não paga pensão alimentícia à ex-mulher, breganejo que tem caso extra-conjugal, funkeiro envolvido com tráfico de armas, latifundiário que metralhou dez agricultores de uma vez.

Aí elas ficam com medo de ter algum homem, no seu próprio meio. Para piorar, boa parte das músicas popularescas que elas ouvem fala de traições, separações, etc. É cantora de forró-brega falando mal de namorado, é cantor de sambrega querendo se livrar da namorada, é breganejo falando que trai a esposa, a vida amorosa sendo desmoralizada gratuitamente pelos tais "sucessos populares".

Mas, no Orkut, os nerds não lhes despertam suspeitas. Elas nem têm idéia do que esses jovens curtem e, mesmo sendo eles boa gente e de alta confiança, tem referenciais desagradáveis ou complexos para essas moças. O cara pode não consumir álcool nem drogas e o mais perigoso que ele pode consumir são sacos de batata-frita, tabletes de chocolate e refrigerante de laranja. Mas pode ler autores complicados como Jack Kerouac e Franz Kafka, ver filmes difíceis como os de Werner Herzog, ouvir de Tom Zé a rock progressivo ou então qualquer música de punk hardcore (tipo Dead Kennedys ou Ratos do Porão) e metal. E esses rapazes podem ser sensíveis de verdade, mas em dados momentos, por conta do sofrimento da vida, podem se tornar ríspidos contra quem não lhes agradar.

A Maria Coitada deveria rever seus valores. Não adianta ela dizer que "não tem preconceitos", porque isso é desculpa para aceitar qualquer pé rapado. Se elas sonham com ídolos cafonas, que sejam cafonas então. Nada de pagar homem diferente do padrão. Que elas fiquem no universo delas, mas que tenham coragem para aceitar os pretendentes do seu tipo. Recusar pretendente, por um lado, para depois dizer que tem dificuldade para encontrar seu homem ideal, demonstra que essas moças não são outra coisa, senão MEDROSAS e INGÊNUAS.

Os homens diferenciados não as querem. Justamente por elas serem frouxas, cafonas e piegas.

Nenhum comentário: