sexta-feira, 11 de setembro de 2009

MÁ NOTÍCIA: RÁDIO GLOBO AM PREPARA CLONE EM FM


Segundo o que informam os bastidores do rádio carioca, o Sistema Globo de Rádio arrendou a emissora dos 89,3 mhz, que havia sido Nova Brasil FM e, arrendada por uma seita religiosa, virou Nossa Rádio.

Tudo indica que, acompanhando a campanha para destruição do rádio AM brasileiro - estimulada por ações tecnocráticas já feitas na Holanda e Irlanda - , a Rádio Globo AM entrará nessa frequência.

Bom para os empresários de rádio, que terão maior poder político e econômico. Bom para os colunistas de rádio, que podem se servir do jabaculê chapa-branca das grandes emissoras. Bom para os dirigentes esportivos, sempre dispostos a praticar "lavagem" de dinheiro sujo em rádios FM. Bom para os políticos, que terão mais um palanque eletrônico no Rio de Janeiro.

Mas tudo isso é pior para os ouvintes, ludibriados por mais uma velha "novidade" do rádio brasileiro e pior para quem aprecia a cultura brasileira como um todo, até porque as pressões para a extinção do rádio AM correspondem a uma "queima de arquivo" da história do rádio.

Isso tudo obrigará os historiadores a, em breve, escrever milhares de livros sobre emissoras AM desaparecidas. Até porque a Aemização das FMs não vai colocar, rigorosamente, as antigas AMs na Frequência Modulada. As "rádios AM em FM", em nome da sobrevivência - elas evidentemente não chegarão a ter 1/3 sequer da antiga audiência em AM - , se pasteurizarão e efeitos já se observam na CBN, por exemplo, perdida entre o showrnalismo e o direitismo pedante de seus jornalistas. Ou mesmo a Band News FM, uma "emissora AM" surgida em FM, que caminha a cada dia para o showrnalismo mais explícito. Em dois anos, a "Super" Rádio Tupi não será a sombra do que foi a emissora AM de alguns anos atrás.

Se a Aemização das FMs salvasse a humanidade, o Brasil já teria conquistado a mais justa das justiças sociais e a mais próspera das prosperidades em todos os sentidos. E as favelas não dançariam o "funk", mas um cruzamento de mangue bit com Bossa Nova.

3 comentários:

O Kylocyclo disse...

Francamente, se o lema da Rádio Globo é "bota amizade nisso", então ela não cumpre o que promete, investindo em clone na FM para tirar de vez a chance de haver mais uma rádio de MPB no Rio.

Anônimo disse...

Eles deveriam sim,trazer a GLOBO FM para o dial Carioca e como a TUPI AM está no FM é saudável a vinda da GLOBO AM no FM...Mas a GLOBO FM para mim(que agora só na SKY,NET DIGITAL e INTERNET)seria a maior alegria da minha vida se voltasse para o dial carioca

O Kylocyclo disse...

Vinda da Globo AM no FM, saudável? O que está em jogo é a concentração de poder no rádio e o fim de mais de 80 anos do rádio AM, uma história que o FM não vai repetir.